Odete Semedo

Nota biográfica

Doutorada em Letras (Literaturas de Língua Portuguesa), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), é investigadora sénior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), na Guiné Bissau. Professora de Língua Portuguesa e Literaturas africanas de língua portuguesa, expert nacional nos domínios de ensino/formação, participação feminina. Facilitadora de ações de formação no domínio do Género e Desenvolvimento no Contexto Africano, Literaturas e culturas, tradição oral guineenses e literaturas em língua portuguesa. Desempenhou as funções de: Ministra da educação - maio de 2014 a maio de 2016; Reitora da Universidade Amílcar Cabral (2012 a 2014); Ministra da Educação Nacional - junho 1997 a fevereiro 1999; Ministra da Saúde - março de 2004 a novembro de 2005. Escritora com várias obras e artigos publicados na Guiné Bissau e no estrangeiro. Cronista da Revista África21 desde novembro de 2007. Experiência internacional como consultora de algumas organizações, entre as quais as Nações Unidas (UNOGBIS/UNIOGBIS) e PLAN International. Experiência em organização e revisão de textos literários e técnicos e em coordenação de estudos. Domínio e Áreas de interesse: Educação e Formação; Língua Portuguesa, Cultura e Literatura guineenses; Literatura comparada, em particular, as de língua portuguesa; Estudo da tradição oral; Política, em geral, com ênfase na participação política da mulher; Questões da mulher e sua relação com o Género e desenvolvimento no contexto africano; Educação para a Cidadania e Luta contra HIV/SIDA.