Atividades anteriores e situação atual em termos científicos e profissionais

2010 a ... - Professora Emerita em Letras, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

2002 a ... - Coordenadora do Núcleo de Estudos Portugueses e Africanos (NEPA) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Brasil

2000 a 2003 - Representante da área de Letras no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

1998 a 2000 - Diretora da Editora da UFF

1995 a 1998 - Diretora do Instituto de Letras da UFF

1993 a 1995 - Coordenadora da Pós-Graduação em Letras da UFF

1989 a 2010 - Professora do Curso de Pós-Graduação em Letras da UFF, tendo orientado 4 Teses de Doutorado, 10 Dissertações de Mestrado e supervisionado 5 Pós-doutoramentos. Tem, atualmente, 5 orientações de Mestrado e 5 de Doutorado em andamento.

1988 - Professora Visitante na Universidade de Minnesota (EEUU/América)

1980 - Consultora ad hoc de órgãos de fomento brasileiros, como: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

1979 - Professora Associada do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF

1963 a 1979 - Docente em várias instituições de ensino, com destaque para a Faculdade de Formação de Professores, hoje pertencente à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Outras atividades

2005 a ... - Membro do Comitê da Associação Internacional de Literatura Comparada (ICLA)

2004 a ... - Membro da Equipe de Redação da História da Literatura Angolana (Ministério da Cultura / Angola)

2002 - Membro do Conselho do Centro de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Cândido Mendes

1998 a 2000 - Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Lingüística (ANPOLL)

1996 a 2005 - Vogal da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL)

1990 a 1992 - Vice-Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC)

1990 a ... - Membro do Conselho Editorial de várias revistas brasileiras e estrangeiras como a Revista Crítica de Ciências Sociais (Universidade de Coimbra), Veredas (Associação Internacional de Lusitanistas), Gragoatá (UFF), Revista Camoniana (EDUSC-SP), Cerrados (UNB), Metamorfoses (UFRJ), Scripta (PUC-MG), Semear (PUC-RJ), Via Atlântica (USP), Laços (ASSEL-RJ), Diadorim (UFRJ), Inventário (UFBA), entre outras.