Francisco Noa

Nota biográfica

De nacionalidade moçambicana, é professor de literatura e ensaísta, doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa (2001). É professor de Literatura Moçambicana, na Universidade Eduardo Mondlane (Maputo), e investigador no Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança (CESAB), onde desempenha funções de diretor-executivo. Investigador associado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, é professor convidado, orientador e examinador de teses em universidades nacionais e no estrangeiro. Desempenhou cargos de gestão em instituições de ensino superior. Atualmente, os seus interesses de investigação versam os temas da colonialidade, nacionalidade e transnacionalidade literária, a literatura como conhecimento e o diálogo intercultural no Oceano Índico, a partir da literatura. Autor dos seguintes livros: 'Literatura Moçambicana. Memória e Conflito' (Imprensa Universitária, 1997); 'A Escrita Infinita' (1ª ed., Livraria Universitária, 1998; 2ª edição, Ndjira, 2013); 'Império, Mito e Miopia. Moçambique como Invenção Literária' (Caminho, 2002), 'A Letra, a Sombra e a Água' (Texto Editores, 2008) e 'Perto do Fragmento, a Totalidade. Olhares sobre a literatura e o mundo' (Ndjira, 2012).