Alda Portugal


Nota biográfica

Concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica em 2008, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC). No mesmo ano, iniciou o Doutoramento em Psicologia Clínica pelas Universidades de Coimbra e de Lisboa (FPCE-UC e FP-UL em regime de associação), tendo-o concluído em 2013. No ano seguinte iniciou um Pós-Doutoramento, também em Psicologia Clínica, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). Paralelamente ao percurso formativo, lecionou em três instituições do ensino superior, uma das quais internacional (FPCEUC, Instituto Superior Miguel Torga [ISMT] e Instituto Superior Politécnico de Tundavala [ISPT]), sendo, atualmente, Professora Auxiliar da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (FAH-UMa) e investigadora colaboradora do CES-UC. Tem publicações em revistas da especialidade, algumas das quais resultado da colaboração em proejtos de investigação internacionais. Para além da componente pedagógica e de investigação, tem um grande interesse na prática clínica, tendo realizado avaliações e intervenções psicológicas nos últimos anos, a par da sua atividade de docência e de investigação. É Terapeuta Familiar e de Casal (pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar) e membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Portugal, Alda (2024), "COVID-19, family and love relationships: Perception of stress, relational quality, family functioning and online infidelity behaviors", Journal of Couple and Relationship Therapy, em processo publicaç

Artigo em Revista Científica

Fonseca, Gabriela; da Cruz, Rafaela; Arsénio, Joana; Portugal, Alda; Crespo, Carla (2023), "Becoming a Father During the COVID-19 Pandemic: The Experiences of Men in the Transition to Fatherhood", The Journal of Men's Studies, 31, 3, 351-370

Artigo em Revista Científica

Portugal, Alda; Caridade, Sónia; Santos, Ana Sofia; Spínola, Joana; Sani, Ana (2023), "Dating Conflict-Resolution Tactics and Exposure to Family Violence: University Students' Experiences", Social Sciences, 12, 4, 209