Conferência | Ecosol-CES

Os desafios da economia solidária frente a nova institucionalidade política do governo no Brasil

Aline Mendonça (ECOSOL-UNISINOS)

6 de abril de 2023, 16h00

Sala 1, CES | Alta

Comentários: Pedro Hespanha (FEUC/CES)

Apresentação

A institucionalidade política da economia solidária no Brasil ganhou relevância nacional e internacional ao longo dos anos uma vez que o Brasil foi pioneiro em consolidar políticas públicas sobre o tema e garantir direitos para os trabalhadores e para as trabalhadoras associadas.   Assim, as relações Estado e sociedade a partir da ação política da economia solidária no Brasil é uma pauta que há muito está na agenda de pesquisa de Aline Mendonça.   As mudanças que ocorreram no Estado brasileiro e na sociedade a partir do Pacto Político iniciado na primeira gestão do governo Lula em 2003, passando por um significativo período de governos conduzidos pelo Partido dos Trabalhadores e respectivas coligações partidárias, considerados de cunho mais progressistas, e que se encerra com o impeachment de Dilma Rousseff e o governo interino de Michel Temer (2016) foram expressas no livro intitulado “Sob o Fio da Navalha: Relações Estado e sociedade a partir da ação política da Economia Solidária no Brasil”.

No atual contexto, com a eleição do Presidente Lula e com o retorno da Economia Solidaria para a agenda das políticas públicas, a institucionalidade política avança para um novo cenário, mais transversal que outrora, e exige novos desafios – sobretudo nas relações entre Estado e sociedade. São este desafios que se desdobram tanto na nova gestão pública como na vigilância constante do movimento social frente o atendimento de suas bandeiras de luta que versam as reflexões da conferência aqui proposta.

Esta conferência ocorre no âmbito dos eventos de comemoração dos 15 anos do Grupo ECOSOL-CES

Nota biográfica

Aline Mendonça possui graduação em Serviço Social (UCPEL -2000), mestrado em Ciências Sociais Aplicadas (UNISINOS 2004) e doutorado na área de concentração Trabalho e Política Social  (UERJ 2010). Durante o ano universitário europeu 2008, realizou estágio doutoral junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES - UC) onde mais tarde trabalhou (2012 - 2015) no âmbito do Projeto ALICE - espelhos estranhos e lições imprevistas coordenado por Boaventura de Sousa Santos.

É investigadora associada do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL CES), membro do Grupo de Pesquisa sobre Economia Solidária da UNISINOS (ECOSOL UNISINOS) e pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas (LPP/ UERJ). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Serviço Social atuando principalmente nos temas Estado e Sociedade; Movimentos Sociais e Economia Solidária.