Oficina | ECOSOL-CES

Aproximações entre os princípios e práticas da Economia Solidária e os Institutos Federais de Educação: a ECOSOL e a formação integral

Gustavo Bigetti Guergoletto (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná)

5 de maio de 2023, 14h00

Sala 1, CES | Alta

Comentário: Pedro Hespanha (ECOSOL-CES)

Apresentação

A formação dos/das trabalhadores/as no Brasil tem sido objeto de disputas desde o início do século XX. Concomitantemente, a educação básica no país passou por diversas mudanças que visavam o letramento e a formação intelectual da população brasileira, porém, não sem refletir os conflitos de interesses existentes entre as classes envolvidas. Fato é que em 2008 houve a reorganização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Nas diretrizes que definem sua concepção, estão explícitas que, nessas instituições, busca-se a formação integral dos estudantes. Esta dimensão de formação transcende a mera preparação do indivíduo para atuação pragmática no mundo do trabalho, e busca a formação de cidadãos desenvolvidos em suas capacidades intelectuais gerais, técnicas e culturais. Dessa forma, neste seminário, refletiremos sobre o ensino da Economia Solidária aos estudantes do EMI e suas potencialidades para contribuir com a formação de cidadãos críticos e engajados com o meio social em que estão inseridos.

Nota biográfica

Gustavo Bigetti Guergoletto é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Colombo e investigador visitante no CES, sob orientação do professor Pedro Hespanha. É doutorando em Tecnologia e Sociedade na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e membro da Incubadora TECSOL da UTFPR, pesquisando experiências de economia solidária no âmbito da EPT e seu impacto na formação discente.