Seminário

Iniciativas locais de mudança e transformação nos territórios

17 de setembro de 2019, 15h00

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Este seminário, numa parceria entre a Casa da Esquina e o Grupo Ecosol/CES, destina-se à reflexão sobre as "Iniciativas Locais de Mudança". Este conceito, no contexto português, traz consigo uma ideia, que é a de ser uma prática em interação com as vidas das pessoas nos locais. Fazem parte destas iniciativas associações e/ou grupos informais que insistem em pensar e fazer a transformação em seus territórios. Estas  alternativas têm nomes e cumplicidades: Casa da Esquina, Coolabora, Fundação Gonçalo da Silveira, Fundação Fé e Cooperação, Rede Inducar, Instituto Politécnico de Leiria e ANIMAR. O ponto de partida deste seminário é um documentário, resultado de um  trabalho que durante alguns meses acompanhou as chamadas "Iniciativas Locais de Mudança (ILM)", tentando descortinar os fatores que animam seus projetos e as mais-valias que deles decorrem.

Programa

- Apresentação de documentário

- Roda de Diálogo com Filipa Alves (Casa da Esquina), Jorge Cardoso (Fundação Gonçalo da Silveira), Graça Rojão (Coolabora) e Marco Paulo Tavares Sousa Domingues (Animar/EcoGerminar)

Mediação: José João Rodrigues (Redes Colaborativas do Mondego)

Comentários: Luciane Lucas dos Santos (Ecosol-CES)

 

Notas biográficas

Graça Rojão participa em inciativas locais há mais de 25 anos. É diretora e cofundadora da COOLABORA, uma cooperativa de intervenção social. É Licenciada em Sociologia e presentemente, no âmbito do Doutoramento em Sociologia da Universidade da Beira Interior, desenvolve uma investigação sobre iniciativas locais alternativas em contextos de baixa densidade.

Filipa Alves é formada em Estudos Portugueses e pós-graduada em “Economia Social - Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade” pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC/UC), tendo frequentado também o Mestrado em Estudos Feministas. Coordena, junto com Sandra Alves, a Casa da Esquina, uma associação cultural que cria dinâmicas de reflexão e debate em diferentes temas e busca a transdisciplinaridade no campo das artes.

Jorge Cardoso coordena a área de Cidadania Global e Desenvolvimento da Fundação Gonçalo da Silveira. É sócio da cooperativa Rede Inducar - organização para a promoção da educação não-formal e da integração social. Integra, também, a Bolsa de Formadores do Alto Comissariado para as Migrações. É formador nos seguintes temas: Educação Intercultural, Desenvolvimento, Cidadania Global, Imigração e Diálogo inter-religioso.

José João Rodrigues é animador sócio-cultural, ativista e dinamizador do Projeto Casa do Sal da Figueira da Foz, que cria produtos e serviços ligados à salinicultura. Organizou e hoje anima as Redes Colaborativas de Produção Local do Baixo Mondego.

Marco Paulo Tavares Sousa Domingues é presidente da Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e dirigente da EcoGerminar - Associação de Desenvolvimento do Interior, de Promoção do Comércio Solidário, do Ecoturismo e de Luta à Desertificação Rural.


Apoio: Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local