As transformações da Sexualidade

Francisco Allen Gomes (Psiquiatra)

26 de novembro de 2015, 18h00

Sala 3.5, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo
Em discussão estarão temas como o desejo, a medicalização, a deficiência e a sexualidade e a sexualidade e a doença mental. Estarão à conversa com Francisco Allen Gomes, Ana Cristina Santos e Fátima Alves (sociólogas).

Nota biográfica

Francisco Allen Gomes. Psiquiatra, foi chefe de serviço de psiquiatria e responsável pela consulta de sexologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra até à sua aposentação em 2001. É sócio honorário da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) da qual foi sócio fundador e presidente dos primeiros corpos gerentes. Tem a medalha de ouro da Federação Europeia de Sexologia e a medalha de mérito da Ordem dos Médicos. Coordenou, com Afonso de Albuquerque e Silveira Nunes os livros “Sexologia Clínica” e “Sexualidade e Cultura” publicadas pela SPSC em 1987. Durante 10 anos, foi responsável, em colaboração com Carlos de Oliveira, por um Curso de Introdução à Sexologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Tem colaborado em dezenas de cursos pós-graduados na área da sexologia, das quais se destacam os cursos de terapeutas sexuais da SPSC e os cursos de “Introdução à Sexologia Clínica”, da sua inteira responsabilidade, no âmbito da formação pós-graduada em psiquiatria do Hospital Magalhães de Lemos.

Publicou mais de 70 trabalhos científicos e 40 artigos de divulgação. É autor de dois livros: “Sexualidade Traída – Abuso Sexual Infantil e Pedofilia” (em colaboração com Tereza Coelho) e “Paixão, Amor e Sexo”.

Organização: Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE)/ NES - Núcleo de Estudantes de Sociologia da FEUC