Lançamento/Debate

"História da Universidade" de André Rubião

18 de novembro de 2013, 11h30

Almedina Estádio Cidade de Coimbra

Comentários de Giovanni Allegretti (CES) e Fabio Merladet (Doutorando CES)

Desde a Idade Média, época em que era ligada à Igreja, a universidade vem sofrendo alterações. Se na Modernidade o modelo humboldtiano privilegiava o conhecimento puro e sistematizante, a multiversity americana trouxe, mais recentemente, uma nova instituição, que contextualiza o conhecimento e multiplica as suas formas de atuação. Nesse percurso, ainda pode citar-se a tradição inglesa, de inspiração newmaniana, que defende uma universidade voltada para a cultura geral, além das correntes latino-americanas, idealizadas a partir do Movimento de Córdoba, que apoiam uma universidade engajada com a justiça social. De que forma esses modelos históricos influenciam a universidade contemporânea?  Seria possível, na direção contrária à onda liberal da “Universidade de Modo 2”, que vem influenciando o Processo de Bolonha, defender um outro modelo, o de uma “Universidade Participativa”?

André Rubião foi vencedor ex-aequo da 7ª edição do Prémio CES com A “Universidade Participativa”. Uma análise a partir do Programa Pólos de Cidadania

Sessão integrada no Ciclo de Lançamentos/Debates CES/Almedina “Lugares da Cidadania” (Outubro 2013 – Janeiro 2014).

Ciclo de Lançamentos/Debates CES/Almedina

Lugares da Cidadania