Mesa-Redonda | (Des)Codificar Masculinidades

Media e Masculinidades no Contexto da Crise Climática

7 de abril de 2021, 14h30 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

Este evento consiste na 2.ª mesa redonda realizada no âmbito do Ciclo Roda de Conversas "Descodificar Masculinidades" do projeto DeCode/M e pretende abordar as ligações entre o constante agravamento da crise climática; o papel preponderante de determinados indivíduos/elites, que personificam traços particulares de masculinidades hegemónicas, neste agravamento; e a forma como os media têm identificado e representado (ou não) estas ligações.

Nos últimos anos, um corpo crescente de pesquisa tem procurado compreender as relações entre tipos particulares de masculinidade e a forma como estes têm influenciado as representações e perceções da crise climática, bem como da subsequente ação política. Diferentes termos, como “masculinidade industrial” (Anshelm e Hultman, 2014) ou “petro-masculinidade” (Daggett, 2018), têm entrado neste debate numa tentativa de sintetizar os elos políticos, económicos e identitários entre uma elite principalmente masculina, conservadora e branca, com forte presença nas áreas política, financeira e industrial, que lidera os setores mais responsáveis pela crise climática e que tende a apoiar o negacionismo climático; e a crise climática, que, embora já presente em todo o mundo e com impactos cada vez mais severos e visíveis, não tem tido uma resposta concertada nem eficaz por parte das elites políticas e económicas. Por seu lado, as representações mediáticas de questões, acontecimentos e atores/as ambientais têm sido tendencialmente genderizadas, ativando e/ou recuperando imaginários de feminilidades e masculinidades no tratamento de questões ecológicas, e impactando a forma como os homens e mulheres no contexto (inter)nacional interpretam e agem sobre questões ambientais. Alguns media têm, do mesmo modo, começado já a falar sobre as ligações entre tipos particulares de masculinidade e a rejeição da ciência climática (ou do combate à crise climática); os ataques a ativistas climáticas proeminentes (como Greta Thunberg) serem principalmente protagonizados por homens, conservadores e brancos; ou o facto de os homens, estatisticamente, terem menos comportamentos ecológicos do que as mulheres – temas explorados em vários artigos publicados nos media online entre 2017 e 2020.

Esta roda de conversa irá então suscitar um debate em torno destas questões, procurando responder a perguntas como: a) Porque é que, estatisticamente, as pessoas que se identificam como negacionistas climáticas ou que rejeitam políticas e/ou comportamentos ecológicos tendem mais a ser homens, com tendências politicamente conservadoras, e brancos? b) Porque é que os ataques públicos a ativistas climáticas como Greta Thunberg, que é jovem e mulher, têm sido protagonizados acima de tudo por este mesmo grupo de indivíduos, e de que forma é que isto está relacionado com o facto de as agendas pela justiça climática representarem uma ameaça à própria identidade destes indivíduos? c) Porque é fundamental explorar o desenvolvimento de identidades masculinas contra-hegemónicas, que fomentem um maior respeito pelo ambiente, um estilo de vida mais ecológico, e que apoiem a justiça climática e de género? d) De que forma é que os media têm representado (ou não) a crise climática e os problemas ambientais na sua ligação com as questões de género? e) Como é que os media têm transmitido ou contestado a ideia de que a crise climática é um domínio principalmente científico, tecnológico e político, e que consequentemente diz mais respeito a líderes e peritos masculinos? f) Como é que os media podem contribuir para uma diversificação dos discursos e atores/as climáticos e ambientais, e que importância teria – nesse sentido – dar mais centralidade à questão de género no debate climático e ambiental?


Programa

14h30 - 14h45 - apresentação do DeCode/M (Sofia José Santos) e da área temática de Ambiente e Alterações Climáticas (Carlota Houart)

14h45 - 15h45: comentários de 10 minutos por cada um/a das/os intervenientes: Carlota Houart; Paula Duarte Lopes; Mariana Riquito; André Saramago; Pedro Santos.

15h45 – 16h30: debate com a audiência

________________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/86432631075?pwd=dlBVOXpDckxtODVjOWhkN1Nocmludz09
ID da reunião: 864 3263 1075 | Senha de acesso: 387794

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

 


Ciclo de Roda de Conversas

(Des)Codificar Masculinidades