Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade! #4 com Patrícia Vieira e Carlota Houart

26 de junho de 2021, 14h00 (GMT+1)

Rádio Universidade de Coimbra

Apresentação

Isabel Simões, Inês Nascimento Rodrigues, Júlia Garraio e Vasco Martins conversam com Patrícia Vieira e Carlota Houart sobre questões ambientais e as alterações climáticas.

Quarto programa de uma parceria entre a Rádio Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Sociais (CES), no âmbito da investigação desenvolvida pelo NHUMEP - Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. Esta colaboração efetiva-se no programa Há Vida(s) Nesta Cidade!, de Isabel Simões, e terá lugar no último sábado de cada mês, a partir das 14h00.

O programa pode ouvir-se em directo em https://www.ruc.pt


Notas biográficas

Patrícia Vieira é Investigadora FCT (Desenvolvimento) no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra nu núcle NHUMEP. As suas áreas de investigação são Literatura Ibérica e Latino-Americana, Humanidade Ambientais e Ecocrítica, Literatura Comparada, Literatura e Cinema, Estudos Pós-Coloniais e Teoria Literária. Tem um Doutoramento em Línguas e Literatura Românicas da Universidade de Harvard. Lecciona na Universidade de Georgetown e, como professora visitante, na Universidade Federal da Paraíba. É autora dos livros "States of Grace: Utopia in Brazilian Culture" (Nova Iorque: SUNY UP, 2018), "Portuguese Film 1930-1960: The Staging of the New State Regime" (Nova Iorque: Bloomsbury, 2013), tradução revista de "Cinema no Estado Novo: A Encenação do Regime" (Lisboa: Colibri, 2011), e de "Seeing Politics Otherwise: Vision in Latin American and Iberian Fiction" (Toronto: Toronto UP, 2011). Co-editou os volumes "Portuguese Literature and the Environment" (Lanham: Lexington Books, 2019), "The Language of Plants: Science, Philosophy, Literature" (Minneapolis: Minnesota UP, 2017), "The Green Thread: Dialogues with the Vegetal World" (New York: Lexington Books, 2015), "Existential Utopia: New Perpectives on Utopian Thought" (Nova Iorque: Continuum, 2011) e "Imagens Achadas: Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal" (2014). Está de momento a trabalhar num projeto que involve uma interpretação ecocrítica de literatura sobre a floresta amazónica e a preparar uma monografia sobre este tema: "Ecocritical Approaches to Amazonian Writings." Está também a editar um livro intitulado "The Environment in Brazilian Culture: Literature, Cinema and the Arts" e um número especial da revista académica "Journal of Latin American Cultural Studies" sobre "The Amazon River Basin in Contemporary Latin American Culture." Outras informações

Carlota Houart é licenciada em Relações Internacionais e mestre em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É investigadora júnior do CES, integrando o NHUMEP no âmbito do Projeto DeCode/M: "(Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal". Os seus atuais interesses de investigação incluem: Relações Internacionais, estudos da paz e dos conflitos com foco sobre as questões ambientais/climáticas e relações Humanidade/Natureza; estudos de género; e estudos dos media.


Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade