Seminário

As Políticas de Criminalidade Organizada no contexto da Área de Justiça e Assuntos Internos da União Europeia

Helena Carrapiço (CES)

19 de dezembro de 2012, 14h30

Anfiteatro 3.1 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

As políticas Europeias de combate à criminalidade organizada têm vindo a ser desenvolvidas no contexto da Área de Justiça e Assuntos Internos, um espaço político que também engloba políticas de asilo e imigração, de cooperação judiciária em matéria civil e penal, de gestão das fronteiras externas, de cooperação policial, e Direitos Fundamentais. Juntas, estas políticas constituem o domínio da União Europeia que maior crescimento tem conhecido nos últimos anos. A área de cooperação policial, em particular, é considerada como uma prioridade, dado o grau de perigosidade atribuído à criminalidade organizada, que é entendida como representando um desafio ao funcionamento dos mercados, ao desenvolvimento da democracia e à segurança dos próprios cidadãos. Dada a percepção da criminalidade organizada como tendo uma origem exógena à União Europeia, esta última tem concentrado os seus esforços essencialmente na proteção da sua fronteira externa.

Durante o pós-doutoramento que desenvolveu no Centro de Estudos Sociais, Helena Carrapiço explorou diferentes aspectos ligados às políticas Europeias de combate à criminalidade organizada, nomeadamente:

• A evolução das políticas Europeias de combate à criminalidade organizada, no contexto do desenvolvimento da Área de Liberdade, Segurança e Justiça;
• A conceptualização desta evolução com base em diferentes abordagens teóricas;
• O papel dos atores envolvidos nesta área;
• O desenvolvimento da dimensão externa das políticas Europeias de combate à criminalidade organizada;

Este seminário tem como objectivo apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do pós-doutoramento. Pretende nomeadamente transmitir uma visão de conjunto relativamente às estratégias de investigação e de publicação adoptadas, e expor os resultados da investigação, tendo como enfoque a securitização da criminalidade organizada.

Nota biográfica

Helena Carrapiço é desde Abril de 2011 investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A sua posição anterior foi como investigadora em pós- doutoramento no Instituto de Investigação sobre Integração Europeia da Academia das Ciências de Viena.

Possui o grau de Doutoramento em Ciências Políticas e Sociais atribuído pelo Instituto Universitário Europeu, de Florença, onde desenvolveu uma tese intitulada «A União Europeia e o Crime Organizado: A Securitização de Crime Organizado e seu enquadramento na Construção de uma Política de Segurança". Possuí igualmente um Master of Research pela mesma instituição e um Master of Arts atribuído pelo College of Europe.

A sua atividade de investigação concentra-se nas políticas Europeias sobre a luta contra o crime organizado, no contexto da dimensão externa da Area de Justiça e Assuntos Internos. Os seus interesses mais amplos incluem também os Estudos Críticos de Segurança, Justiça e Assuntos Internos e segurança europeia em geral.

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)