Ética e Política nos Estudos de Segurança

15 de dezembro de 2011, 16h30

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

Desde o final da Guerra Fria que os Estudos de Segurança têm sido férteis no desenvolvimento de abordagens alternativas aos tradicionais cânones da segurança militar inter-estatal. Na Europa, as Escolas de Aberytwith, Copenhaga e Paris têm estado na linha da frente do desenvolvimento teórico e empírico na área da segurança. Numa altura em que estas escolas, lideradas por autores como Ken Booth, Ole Wæver e Didier Bigo, já ultrapassaram a primeira década de existência, pretende-se com esta oficina, organizado pelo Centro de Estudos Sociais e pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em parceria com a Rede Portuguesa de Estudos de Segurança, debater o que estas abordagens ‘críticas’ trouxeram de novo aos Estudos de Segurança sob o ponto de visto ético-político, perspectivando igualmente o futuro próximo da agenda de investigação nesta matéria.

Oradores: André Barrinha (CES), Helena Carrapiço (Universidade James Madison), João Reis Nunes (Universidade de Warwick)

Moderadora: Ana Paula Brandão (Universidade do Minho)

Comentador: José Manuel Pureza (CES)

Notas biográficas:

André Barrinha é Professor Auxiliar Convidado em Relações Internacionais  na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais da mesma universidade. É doutorado nessa mesma área pela Universidade de Kent, Reino Unido.  Esteve entre 2004 e 2006 ligado ao Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Lisboa. Entre outras publicações editou em 2008, com a Fundação Friedrich Ebert, a obra Towards a Global Dimension: EU’s Conflict Management in the Neighborhood and Beyond.

Helena Carrapiço é Professora Convidada da Universidade de James Madison e pós-doutoranda do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É doutorada em Ciências Políticas e Sociais atribuído pelo Instituto Universitário Europeu, de Florença, onde desenvolveu uma tese intitulada «A União Europeia e o Crime Organizado: A Securitização de Crime Organizado e seu enquadramento na Construção de uma Política de Segurança". Possuí igualmente um Master of Research pela mesma instituição e um Master of Arts atribuído pelo Colégio da Europa. A sua investigação concentra-se nas políticas Europeias sobre a luta contra o crime organizado, no contexto da dimensão externa da Área de Justiça e Assuntos Internos. Os seus interesses mais amplos incluem também os Estudos Críticos de Segurança, Justiça e Assuntos Internos e segurança europeia em geral.

João Nunes é ESRC Postdoctoral Fellow no departamento de Política e Estudos Internacionais da Universidade de Warwick (Reino Unido).  Doutorado em Política Internacional pela Universidade de Aberystwyth, e foi Visiting Research Fellow na Universidade de Gotemburgo.  É um dos editores do livro Critical Theory in International Relations and Security Studies: Interviews and Reflections, a ser publicado em Dezembro de 2011 pela Routledge.