ALL <br>Artist-Led Learning in Higher Education

ALL
Artist-Led Learning in Higher Education

Período
1 de setembro de 2018 a 31 de agosto de 2021
Duração
36 meses
Resumo

O projeto ALL-Artist-Led Learning in Higher Education visa melhorar a competência criativa de alunos, educadores, profissionais académicos e artistas através do desenvolvimento de uma plataforma experimental de metodologias baseadas nas artes em colaboração sustentável entre os parceiros intervenientes, sendo implementado noutras instituições de ensino superior por toda a Europa.

Esta parceria envolve pessoas interessadas em métodos com base nas artes e a sua aplicação ao Ensino Superior. Uma parceria co-criativa entre profissionais académicos especializados detentores, igualmente, de experiência com/em práticas artísticas, partindo da construção de um laboratório de experimentação livre e com estruturas ancoradas às artes.

As metodologias baseadas nas artes serão direcionadas a educadores que pretendem uma abordagem holística e criativa no ensino, e que desejam estimular a criatividade dos seus alunos mesmo em programas sem conteúdo artístico. Espera-se também que os artistas ampliem as suas competências na aplicação de métodos artísticos em contextos não artísticos e do Ensino Superior. O material desenvolvido será amplamente divulgado por meio de plataformas virtuais e de livre acesso, tornando-as publicamente disponíveis.

Resultados

Este projeto tem como objetivo construir um laboratório de colaboração sustentável para apoiar uma pedagogia orientada por artistas no ensino superior. Objetiva, também, a elaboração de comunicações académicas (artigos) sobre o impacto, benefícios e liderança da criatividade no seu todo. Para este efeito, o projeto irá desenvolver um manual e um livro digital de formação e diretrizes baseadas em artes; um banco de dados com recursos pedagógicos de acesso público; demonstrações de trabalho efetuado; e métodos sobre como avaliar e documentar competências criativas.

Parceiros

Aalborg University, Denmark
Universita Cattolica del Sacro Cuore, Italy
Audencia Business School, France
Haskoli Islands, Iceland
University of Chester, UK
Hogskulen Pa Vestlandet, Norway
Lappeenrannan Teknillinen Yliopisto, Finland

Investigadoras/es