Curso de Formação

Is Science Response-able?

5 e 26 de novembro | 2 de dezembro de 2016

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

É a ciência capaz de responder? São as instituições científicas e os/as cientistas capazes de responder às necessidade, desafios e expectativas da sociedade?

Estas perguntas são o ponto de partida para uma reflexão coletiva sobre o quadro conceitual de Investigação e Inovação Responsável (RRI), que recentemente se tornou central no debate Europeu sobre Ciência e Sociedade.

O que é o RRI? Conseguimos compreender plenamente o seu sentido e impacto na forma como pensamos a relação Ciência-Sociedade? Quais as consequências para o trabalho que os/as cientistas desenvolvem? Como pode ser implementando nas instituições científicas e integrado nas práticas de investigação? O que deve mudar na forma como os/as cientistas fazem ciência? Que mudanças deve haver na maneira como a ciência se envolve com a sociedade e as suas organizações?

Estas são algumas das reflexões que serão exploradas durante o curso. Mais informações em: biosense@ces.uc.pt


Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, limitadas a 20 participantes.

Atividade organizada no âmbito do projeto RRI Tools - RRI TOOLS, projeto para fomentar a investigação e inovação responsáveis para/com a sociedade, financiado pela Comissão Europeia e promovido em Portugal pela Agência Nacional Ciência Viva. O Centro de Estudos Sociais é neste âmbito parceiro do Ciência Viva que integra este projeto.