Apresentação e discussão dos resultados do Projeto HOU$ING

A habitação em Portugal

19 de dezembro de 2023, 14h00-18h00

Centro de Informação Urbana de Lisboa | CIUL

O direito à habitação adequada é inseparável do direito à vida e constitui a base de outros direitos humanos, tais como a educação ou a saúde. Com mais da metade da população mundial a viver em áreas urbanas, as desigualdades no acesso à habitação estão no centro dos desafios enfrentados pelas sociedades contemporâneas para alcançar a inclusão social, coesão, cidadania plena e vida saudável.

O projeto de investigação HOU$ING – Financeirização da habitação no Portugal do século XXI: Representações sociais, práticas e implicações políticas (EXPL/PSI-GER/0269/2021), desenvolvido no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde janeiro de 2022, procurou estudar a relação entre a ascensão dos mercados, atores e motivações financeiras – por outras palavras, a financeirização – e o acesso à habitação, focando-se na análise das representações sociais e das práticas associadas à habitação. Para alcançar os objetivos propostos recorreu a uma abordagem interdisciplinar e de métodos mistos, procedendo à análise documental e de redes sociais, entrevistas, questionários e grupos focais.

Neste encontro iremos apresentar os principais resultados do projeto e promover a sua discussão numa conversa aberta à partilha de experiências e à (re)construção de conhecimento.

O encontro é dirigido a todas as pessoas interessadas na temática, como profissionais, estudantes e investigadores/as, e aberto à comunidade em geral.

Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa