Seminário

Crises, Trabalho e Desproteção Social: Brasil e Portugal diante da armadilha neoliberal

Jorge Caleiras

Tiago Oliveira

2 de março de 2022, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Nas últimas décadas, atravessadas por duas crises globais distintas, a contrarrevolução neoliberal levou por todo o mundo a erosão dos direitos laborais, concentração de rendimentos e desproteção social, gerando desigualdade e pobreza. O seminário proposto procurará refletir sobre a articulação entre neoliberalismo, trabalho e proteção social, tendo por referência os casos brasileiro e português. Procurar-se-á demonstrar que a países muito distintos, como são Brasil e Portugal, foram recomendadas ou impostas políticas econômicas semelhantes, que produziram impactos sociais e sobre o mercado de trabalho amplamente negativos. Nas duas crises analisadas, e em ambos os contextos nacionais, argumentar-se-á que quanto mais distantes dos preceitos e das políticas neoliberais, tanto mais exitosas foram as respostas governamentais.

Notas biográficas

Tiago Oliveira é economista e doutorado em Desenvolvimento Econômico, na área de concentração em Economia Social e do Trabalho, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil). Entre 2019 e 2022 foi investigador em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra. É investigador no IDEFF.

Jorge Caleiras é sociólogo e doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É quadro superior do Instituto da Segurança Social desde 1998.

Moderador: Pedro Hespanha. Sociólogo. Professor Jubilado da Faculdade de Economia de Coimbra e Membro Fundador do Centro de Estudos Sociais.