Seminário

"Pedras, plantas e outros caminhos": cinema e clínica a céu aberto

Ricardo Wagner Machado da Silveira (Universidade Federal de Uberlândia)

8 de maio de 2015, 14h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

O documentário conta a história de um AT (Acompanhamento Terapêutico) feito por Thais, a acompanhante, a Ney, o acompanhado. O filme cartografa encontros que foram tecendo e se tecendo no vinculo entre a acompanhante e o acompanhado: gestos, tons, olhares, risos, gritos, cantos, ventos, conversas, plantas, pedras,... estórias que compõem esta intensa e difícil busca de produção de cuidado e autocuidado em saúde mental, acontecendo ali onde vive o acompanhado, na rua, tendo ele um transtorno mental grave e fazendo uso prejudicial de várias drogas. Trata-se de uma complexidade em processo, de onde o filme foi apenas um recorte, um traçado a respeito de uma experiência clínica com suas sutis intervenções, e que somente poderia ser contada de uma forma poética. O filme funciona como intercessor para que se possa contar esta exitosa experiência de cuidado a céu aberto. O que se espera é que o documentário possa fazer proliferar outros saberes e práticas de cuidado e reinserção psicossocial, funcionando como um dispositivo ético, estético e político de resistência e produção de subjetividade e cuidado em saúde mental. O filme foi realizado pelo Coletivo de ATs com a coordenação de Ricardo Wagner Machado da Silveira do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia-Minas Gerais, e foi realizado com verba de um projeto de extensão contemplado no edital PROEXT 2013 - MEC/SESu/Brasil.

Nota biográfica

Ricardo Wagner Machado da Silveira é psicólogo, doutor em Psicologia Clínica pela PUC/SP, docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Sua linha de pesquisa e extensão está voltada para Programas e Políticas Púbicas de Atendimento Comunitário de Saúde Mental com ênfase em: Acompanhamento Terapêutico, Redução de Danos, Supervisão clínico-institucional e Cinema Etnográfico. Atualmente é pós-doutorando no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Arriscado Nunes.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES)