Mesa-Redonda

Medicalização de comportamentos educativos – implicações e riscos

Alexandre de Lucca

João Arriscado Nunes

Joaquim Luís Coimbra

Sofia Castanheira Pais

22 de maio de 2015, 14h30

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Longe de ser novo, o fenómeno da medicalização tem-se tornado uma realidade cada vez mais emergente nas sociedades ocidentais. Assente na afirmação de uma visão biologicista e geneticista da educação, a dimensão que este fenómeno está a atingir, particularmente ao nível das crianças e dos jovens em idade escolar, é alarmante. Em Portugal, o número de crianças e jovens medicados por transtornos - como sejam o déficit de atenção com hiperatividade ou o distúrbio por oposição desafiadora, etc. - é crescente e tende revelar a dificuldade em responder educativamente às exigências de uma escola democrática e, portanto “para todos”.

As inquietações decorrentes dos efeitos deste fenómeno da medicalização deram origem à formação do “Círculo de Estudos e Intervenção na Medicalização da Educação”, no qual participa um conjunto de pessoas de diferentes filiações e áreas disciplinares que partilham as mesmas preocupações. Este Círculo de Estudos começou a sua atividade há quatro anos e está sediado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É na sequência da sua atividade, e depois da divulgação do Manifesto, assinado e comentado internacionalmente, que esta mesa redonda se realiza, através de uma colaboração com o CES.

Assim, esta mesa redonda visa potenciar o encontro de investigadores e profissionais para a análise e discussão do fenómeno da medicalização de comportamentos de natureza social e educativa. Pretende-se, neste espaço, pôr em perspetiva as principais implicações do fenómeno tendo por base a experiência dos participantes neste evento. Mais, é esperado que esta mesa redonda proporcione condições para refletir criticamente sobre estratégias e políticas, nas mais diversas áreas de intervenção, com particular influência na promoção da qualidade de vida das pessoas cujas experiências perpassam, de uma forma ou de outra, o processo de medicalização.

Participantes:Sofia Castanheira Pais, João Arriscado Nunes, Joaquim Luís Coimbra, Alexandre de Lucca.
Moderação/dinamização: Rosa Nunes

Evento aberto sem inscrição.

Nota biográficaSofia Castanheira Pais é investigadora em Pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, sendo o seu projeto financiado pela FCT (SFRH/BPD/86182/2012). É doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, onde adquiriu também a Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento com especialização em Intervenção Precoce e Educação Especial em Contexto Pré-Escolar. Foi, entre 2012 e 2013, coordenadora técnica do Centro de Estudos da Federação Académica do Porto, onde desenvolveu trabalho na área das políticas educativas do ensino superior.

É, desde 2012, presidente da Liga Portuguesa de Profilaxia Social, uma Instituição Particular de Solidariedade Social com longa história na promoção de saúde pública em Portugal. Nos últimos anos, tem participado em pós-graduações, mestrados e programas doutorais como colaboradora em funções de docência, tendo também intensificado a sua atividade de publicação em revistas nacionais e internacionais de referência. Os seus principais interesses académico-científicos recaem sobre as temáticas da educação para a saúde, da intervenção comunitária e da medicalização de comportamentos educativos.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES)