Colóquio
Educação, Comunicação e Direito: formação, pensamento pedagógico e experiências
Gildemarks Costa e Silva
Itamar de Morais Nobre
Zéu Palmeira Sobrinho
9 de julho de 2015, 09h30
Sala 1, CES-Coimbra
- A educação na América Latina: Paulo Freire, Ivan Illich e CIDOC. (GILDEMARKS COSTA E SILVA)
O objetivo da intervenção é apontar as contribuições do CIDOC para a constituição e internacionalização do educador pernambucano Paulo Freire.
- Comunicação, Educação e cultura: interfaces para a visibilização de saberes, emancipação social e cidadania (ITAMAR DE MORAIS NOBRE)
Apresentam-se resultados sobre uma investigação de pós-doutoramento, tendo a Comunicação, a Educação e a Cultura, como interfaces para a visibilização de saberes, a possibilidadede emancipação social e a cidadania, relacionando os campos da Folkcomunicação e da Educomunicação no contexto do pós-colonialismo, em um cenário escolar como repositório para a formação de um possível protagonista das ações de transformação social, com caráter contra-hegemônico.
- A experiência e as possibilidades de uma formação para uma justiça cognitiva ( ZÉU PALMEIRA SOBRINHO)
Cuida-se de uma reflexão sobre como a educação jurídica tradicional, que gravita no espaço institucional do Estado e que é o locus de educação e formação instrucional, não foi capaz de despertar as pessoas para uma prática da justiça cognitiva. Parte desse fracasso coincide com a ausência de uma ecologia de saberes, a fundamentar suas práticas sociais e valores, e com a falta de estímulo à convivialidade direta e concreta com as pessoas que sofrem, fato este que tende a reduzir as possibilidades de uma formação baseada na experiência como mediação para o despertar de uma justiça cognitiva.