Mesa-redonda

5 de março de 2014, 16h00

Laboratório Chimico, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Resumo

O conceito de Ciência Cidadã tem sido utilizado para caracterizar atividades e projetos de investigação onde existe uma forte cooperação entre a comunidade científica e o cidadão comum. Assente no voluntariado científico, a Ciência Cidadã fomenta a inclusão dos cidadãos, independentemente da sua formação ou experiência profissional, em projetos de investigação científica com o objetivo de contribuir para o avanço da Ciência e de aproximar a Sociedade do processo de criação científica.

Nesta sessão serão apresentados diferentes projetos de Ciência Cidadã assentes no crowdsourcing e no voluntariado científico e discutida a importância do cientista cidadão na busca de soluções inovadoras para problemas científicos, assim como a relevância social da Ciência Cidadã.

Intervenientes

A “mesa redonda” será composta por Paulo Gama Mota (Projeto SOCIENTIZE), Rui M. Brito (Projeto SOCIENTIZE e Ibercivis), Tiago Santos Pereira (Centro de Estudos Sociais), Carlos Simões (Projeto Amilóide@Ibercivis), Rita Serra (Projeto Biosense), Paulo Barbosa da Silva (Projeto GeObserver).

Atividade no âmbito da Semana Cultural da UC