Seminário

Percepção do risco de transmissão da Leishmaniose Tegumentar Americana e da Esporotricose em pacientes atendidos no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz, Brasil

Ana Cristina da Costa Martins (Universidade Gama Filho)

23 de abril de 2013, 18h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

As Leishmanioses (LTA) e a Esporotricose são zoonoses que representam um problema de Saúde Pública no Brasil, cujos principais fatores epidemiológicos estão relacionados à criação das condições de transmissão de ambas as doenças, como fatores sociodemográficos, culturais, ambientais e geográficos. O desenvolvimento de novas estratégias de intervenção como a educação em saúde, representa um enorme desafio para o nosso país, onde práticas requerem conscientização e participação da população para a redução das desigualdades na saúde. Foram incluídos na pesquisa pacientes do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas portadores de LTA ou Esporotricose. A coleta dos dados será realizada em duas etapas (dois tempos): no dia do comparecimento do paciente à consulta médica inicial (tempo 0) e ao término do tratamento (tempo 1). Serão apresentados os resultados das entrevistas individuais (tempo 0) realizadas no período de dezembro/2012 a março/2013. Já adiantamos que a investigação contribuirá para a elaboração de novas propostas de intervenção social e educacional.

Nota biográfica

Ana Cristina da Costa Martins,42 anos, Mestre em otorrinolaringologia/UFRJ, Doutora em dermatologia/UFRJ, médica otorrinolaringologista efetiva com especialização em doenças infeciosas do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/IPEC/Fiocruz. Staff e coordenadora da Residência Médica em otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e professora da Graduação da disciplina de otorrinolaringologia da Universidade Gama Filho.

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES)