Seminário

Doenças midiaticamente negligenciadas?

Aline Guio Cavaca (ENSP-FIOCRUZ)

28 de novembro de 2013, 11h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Serão apresentados os resultados da investigação realizada no estágio de doutoramento da aluna, um estudo de caso sobre as “Doenças Midiaticamente Negligenciadas” em Portugal, a partir da análise da divulgação midiática da saúde no Jornal Público, no período de 01 de maio de 2013 a 31 de julho de 2013.

Foi realizada uma Análise das notícias de saúde veiculadas no período de estudo, associada a uma análise documental do panorama de saúde de Portugal, baseada em dados oficiais divulgados no “Plano Nacional de Saúde 2012-2016”– Perfil de Saúde em Portugal (PORTUGAL, 2013) e no “Relatório de Primavera 2013” (OPSS, 2013) organizado pelo Observatório Português dos Sistemas de Saúde. Além disso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com atores-chave da discussão da divulgação midiática da saúde em Portugal. Dessa maneira, foram identificados os principais temas de saúde veiculados, bem como as temáticas descontempladas sob a perspectiva desses atores.

O seminário objetiva discutir os resultados encontrados, bem como a questão da “negligência midiática” em relação às doenças em Portugal. Pauta-se nos referenciais teóricos da Comunicação e Saúde, da Saúde Coletiva, da Sociologia e da Comunicação Social para embasar a discussão.

Nota biográfica

Aline Guio Cavaca - Doutoranda em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ) – Rio de Janeiro. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Odontologia pela UFES. Pesquisadora do Observatório da Mídia Regional (UFES). Desenvolve estudos na área de Comunicação e Saúde, Educação e Saúde e Odontologia e Saúde Coletiva. Atualmente cursa o Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES-Universidade de Coimbra) sob supervisão de João Arriscado Nunes.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES)