Curso de Formação

Branquidade e Negritude: racismos e relações de poder em pesquisas pós-coloniais

2 de abril de 2016, 10h00

Sala 1, CES-Coimbra

Formadoras: Luciane Ribeiro Dias Gonçalves (CES) e Gaia Giuliani (CES)
 

Resumo

Tanto branquidade quanto negritude são construções históricas, políticas e culturais que marcam profundamente as relações raciais. O confronto entre branquidade, que confere o sentimento de superioridade a população branca, e negritude, onde a população negra contesta o olhar inferiorizante, devem ser estudados de forma crítica e revolucionária. Tal embate tem campo fértil nos estudos pós-coloniais. Conceitos como subalternização, invisibilização, estereotipo e superioridade são alguns pontos a serem discutidos nas suas abordagens teóricas. Assim, objetivamos refletir como, referenciais teóricos, podem contribuir para construção de novas perspectivas de pesquisas e, consequentemente, o fortalecimento de identidades étnico-raciais e contribuir para a luta antirracista.

Palavras chave: branquidade, negritude, fontes iconográficas.

Inscrição gratuita, limitada a 25 pessoas.

Gaia Giuliani
This workshop aims to briefly trace the important contributions the intersectional and interdisciplinary take of a Critical Race and Whiteness Studies methodology has in terms of positioning privileges and highlightening devices and processes of racialised inferiorisation, bio-control and governamentalities on the level of knowledge production. This will clarify in what sense CR and WS perspectives and methodologies are to be fostered in order to build an anti-racist scholarly culture, methodology, and society at large. My assumptions draw from theoretical ideas of ‘positionality’ (Adrienne Rich) as it is reappraised by Donna Haraway (‘situated knowledge’) and intersectionality, and Stuart Hall’s conception of race as a textual thing. Given this, my brief discussion will be about the importance of critical race theory and whiteness studies in discourse analysis of texts in a broad set of disciplines in education and academia generally, and particularly in the Italian case.

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
Este seminário debruça-se sobre questões que buscam contestar o eurocentrismo como padrão para diversas discussões, especialmente ligadas à pesquisa e Educação. Para tanto, neste trabalho foi adotada uma postura baseada em estudos da Ladson-Billings, (2008) que busca suporte teórico na teoria da afrocentricidade de Asante (1987). Afrocentricidade é uma postura com que vários pesquisadores “descendentes de africanos veem e experimentam o mundo” (LADSON-BILLINGS, 2008). Assim, a referida teoria combate a homogeneização e o eurocentrismo tornado norma a partir do ideário da modernidade europeia. Essa naturalização produziu a ideia de civilização “como se fosse o produto natural de uma essência ocidental, logo marcada pela cor branca. Uma espécie de “ocidente absoluto” para a consciência hegemônica” (SODRÉ, 2009). A Teoria afrocentrada resiste à homogeneização eurocêntrica e apresenta como alternativa o resgate de negros e índios como “protagonistas da produção do conhecimento”, abandonando a postura de “povos discriminados, antes objeto de um conhecimento elaborado a seu respeito por quem se julgava exclusivo dono do saber científico, poderão desenvolver novos referenciais teóricos e empíricos” (NASCIMENTO, 2009, p. 28). Assim sendo, a afrocentricidade não quer negar a perspectiva europeia, apenas não concebe que toda a diversidade seja analisada através deste modelo, uma vez que a ótica eurocêntrica tem ocasionado a inferiorização e a simplificação de objetos relativos a estudos sobre a diversidade. Consequentemente, olhar uma realidade diversa obriga a buscar novos referenciais baseados na superação do racismo.

 

Notas biográficas

Gaia Giuliani
 (PhD: University of Torino 2005; Postdocs: University of Bologna 2009; University of Technology Sydney 2010) has been research assistant in Political Theory and Colonial and Postcolonial Studies at the University of Bologna (Italy), Dept. Social and Political Studies (2013-2015) and undergraduate supervisor at the Department of Sociology, University of Cambridge (UK) (2015). She has been honorary visiting scholar at the University of Technology Sydney, NSW (June2007-June2011), at the University of Leeds, UK (Oct-Dec2013) and at Goldsmiths College, University of London, UK (April-Dec2014). Her research interests focus on visual constructions of race and whiteness from an intersectional viewpoint in British and Italian nation-building processes and colonial experiences, the US, the Pacific, and postcolonial Europe. Her methodology crosses Critical race and whiteness studies, Postcolonial Theory, Cultural and Gender studies and uses a number of texts (written and visual; political, literary, and scientific). In 2014 she has founded with several scholars the Interdisciplinary/Intersectional Research Group on Race and Racisms (InteRGRace) that is based at the FISPPA, University of Padua. In 2013 she has become Secretary of the Editors of the Italian academic journal Studi Culturali and a member of the International Advisory Board of the Australian academic journal Settler Colonial Studies. In 2013 she has also become member of the international and interdiscipinary network White Spaces at the University of Leeds. Her research project at CES (2015-) aims at a critical discourse analysis of texts coding 'fears of disasters and crisis' and their cultural, social, and political impact on European self-representations in terms of racial formations and 'white fantasies'. In order to grasp how and to what extent 'fears of disaster' engender European self-representations, it investigates the emotional coding of 'sameness' and 'otherness' at play in modern unified Europe.

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves realiza estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra, no Centro de estudos Sociais - CES/UC. É doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP ( 2011) - UNICAMP, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2004) e graduada em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1987), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1997). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP / UFU no curso de Pedagogia.