Mostra de cinema sobre direitos humanos e migrações

HUMANIZA

10 de dezembro de 2024, 17h00-24h00

Casa do Cinema de Coimbra (Coimbra) e Cine Clube de Faro-Auditório do IPDJ (Faro)

A HUMANIZA é uma iniciativa que celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro) e o Dia Internacional das Migrações (18 de dezembro). É organizada pelo Grupo Inter-Temático sobre Migrações (ITM) e pelo Projeto UNPOP, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Cineclube de Faro e a Caminhos do Cinema Português - Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra. Celebra o cinema como arte social e socializante que, de forma empática, representa e conecta diferentes culturas e identidades, num apelo à construção da dignidade humana em movimento. O evento marca, ainda, o lançamento do documentário Populism performing democracy: collective emotions, political narratives, and social identities, do Projeto UNPOP.

A HUMANIZA tem lugar simultaneamente em Coimbra e Faro, com a projeção de filmes centrados nas pessoas migrantes, com foco nas suas lutas e resiliência. A HUMANIZA sublinha a importância histórica do direito humano a migrar e de rebater a imposição de fronteiras físicas. A iniciativa transpõe, também, fronteiras geográficas, institucionais, académicas e simbólicas com o propósito de convidar à reflexão crítica e à ação coletiva. Neste contexto, a HUMANIZA visa desconstruir as narrativas desumanizadoras que tantas vezes acompanham as migrações, bem como ampliar mensagens de coragem, solidariedade e esperança. Contaremos com a presença de algumas pessoas envolvidas na produção dos filmes para debater o meta direito a migrar.


Programa e Sinopses dos filmes > AQUI


Apoio Institucional | Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (CES), Cineclube de Faro (CCF), Caminhos do Cinema Português - Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra, Grupo Inter-Temático sobre Migrações (ITM) do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (ITM), Projeto UNPOP - Desmontar o Populismo: Comparando a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político


Organização ITM | Ana Filipa Neves (CES), Ana Miguel Regedor (CES/ Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra, CCF), Cristiano Gianolla (CES), Gaia Giuliani (CES), Manuel João Cruz (CES), Mónica de Sousa Braga (Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra), Pavlo Kravchuk (CES/ Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), Sílvia Leiria Viegas (Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve)