Seminário
Epistemologias e Experiências Comunicativas do Sul (Brasil-Moçambique)
Célia Amorim
Rosane Rosa
7 de outubro de 2019, 10h00
Sala 2, CES | Alta
Moderadora: Paula Machava (Universidade Lúrio)
Resumo
Comunicação e Educomunicação Intercultural. Epistemologias do Sul tecendo experiências comunicativas entre a Amazônia Brasileira e Moçambique. Educomunicação democrática, problematizadora, pedagógica e com estética experimental; comunicação dialógica e educomunicação com intervenção e impacto crítico-social.
Programa
• Fundamentos da Comunicação e da Educomunicação Intercultural
• Áreas de Intervenção Social
• Experiências comunicativas contra-hegemônicas da Amazônia brasileira e de Moçambique como Epistemologias do Sul
• Desafios Metodológicos para construção de conhecimentos coletivos e geração de impacto social.
Notas biográficas
Rosane Rosa – Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) e Universidade Pedagógica (Moçambique).
Pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a supervisão do Prof. Boaventura de Souza Santos (2017-2018 - CAPES). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009- CNPQ). Atualmente é professora no Departamento de Ciências da Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Programa Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (BR). Coord. do Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade de Cabo Verde. Coord.do Acordo de Cooperação Internacional entre a UFSM e a Universidade Pedagógica de Moçambique - Projeto Educomunicação Intercultural \CAPES. Profa. Visitante dos Prog. de Pós-graduação Design e Multimídia e Jornalismo e Mídias Digitais da Universidade Pedagógica de Moçambique. Integra a Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL). Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Intercultural e Cidadania (CNPQ). Integra o Observatório Íbero- Americano de Educomunicação. Foi Vice-presidente (2012-2014; 2014-2016) e cofundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPPEducom). Investiga os temas Comunicação, Direitos Humanos, Epistemologias do Sul, Educomunicação, Interculturalidade e Cidadania.
Célia Regina Trindade Chagas Amorim (CES/UC e UFPA/PPGCOM/Facom)
Investigadora em Pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais, Laboratório Associado, Universidade de Coimbra, Portugal. Núcleo: Democracia, Cidadania e Direito. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com pesquisa em comunicação alternativa/popular na Amazônia. Professora Associada I da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM - UFPa) e da Faculdade de Comunicação (Facom - UFPa). Co-editora do Alice News (Ces/Universidade de Coimbra). Coordenadora do Grupo e Projetos de Pesquisa Mídias Alternativas na Amazônia (UFPA) e Cidadania Comunicativa: Desafios, lutas e direitos compartilhados na Amazônia (UFPA-CES/UC). Coordenou o projeto de extensão Documentários Biográficos na Amazônia (2015-2018). Tem graduação em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará. Desenvolve pesquisas na área da Comunicação e Cidadania na Amazônia: práticas sócio-culturais emancipatórias, Comunicação contra-hegemônica, cultura popular e de resistência, Direitos Humanos, Epistemologias do Sul.
Paula Machava (Universidade Lúrio)
Licenciada em Linguística e Literatura pela Universidade Eduardo Mondlane-Moçambique. Mestre em Educação pela Universidade Pedagógica- MZ. É Professora Assistente da Universidade Lúrio (UniLúrio MZ). Temas de interesses: género e educação; literacias comunitárias e desenvolvimento local. Doutoranda na Universidade de Coimbra- Portugal.