«1719 - 2019». Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal

Período
1 de março de 2019 a 29 de fevereiro de 2020
Duração
12 meses
Resumo

O projeto «1719 - 2019». Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal celebra o 300º aniversário da chegada a Lisboa do arquiteto-cenógrafo Filippo Juvarra e do compositor Domenico Scarlatti. O projeto visa analisar conjuntamente os projetos urbanístico-arquitetónicos desenvolvidos pelo arquiteto siciliano para D. João V e a atividade musical e compositiva realizada por Domenico Scarlatti como “maestro di cappella” da corte lusitana, considerando o teatro operático o campo de convergência crucial entre os dois artistas. Esta convergência nunca foi investigada em relação às dinâmicas portuguesas.
Para alcançar o objetivo, serão repensadas as dinâmicas artístico-culturais da primeira metade do século XVIII, restituindo centralidade ao papel desempenhado pela rainha de Portugal, a arquiduquesa Maria Ana de Áustria, e pela sua corte de damas portuguesas, austríacas e alemãs, no processo de introdução do gosto pela música italiana e da renovação cultural da sociedade.
O projeto interrelaciona instituições académicas e culturais de Portugal (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Laboratório de Fabricação Digital da FAUP; Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Museu Nacional do Teatro e da Dança; orquestra barroca Divino Sospiro; Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal); de Espanha (Universidade Complutense de Madrid); de Áustria (Academia Austríaca de Ciências); de Itália (Centro Studi “Venaria Reale” de Turim).

A equipa é constituída por 10 investigadores e 2 consultores e envolve áreas interdisciplinares (história da arte, da arquitetura, da música, do teatro, da dança, das mulheres, do mecenato, da sociabilidade) e transdisciplinares (humanidades digitais; execução musical)

Resultados

Congresso internacional

Reconstrução 3D de arquiteturas teatrais

Edição crítica de partituras e concerto

Publicação científica

Parceiros

Projeto liderado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), tendo como parceiros o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC); a Universidade Complutense de Madrid (UCM); o Instituto de Estudos Culturais e História do Teatro da Academia Austríaca de Ciências (ÖeAW-IKT); o Centro Studi “Venaria Reale” de Turim; a orquestra barroca Divino Sospiro e o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (DS-CEMSP); o Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD).

Este projeto é financiado pelo Programa de Língua e Cultura Portuguesas da Fundação Calouste Gulbenkian

Investigadoras/es
Andrea Merlotti
Andrea Sommer-Mathis
Concepción Lopezosa Aparicio
Cristina Fernandes
Diana Blichmann
Giuseppina Raggi
Iskrena Yordanova
José Alvarez
José Pedro Sousa
Luís Soares Carneiro
Consultoras/es
José Sasportes
Walter Rossa
Palavras-Chave
filippo juvarra, domenico scarlatti, ópera, teatro, mulheres, fabricação digital
Financiamento
Fundação Calouste Gulbenkian