Apresentação do Vídeo Final do Projeto 'Santa Cruz'

12 de julho, 19h00 || 13 de julho, 12h00 || 2024

Café Santa Cruz (Coimbra)

O projeto de investigação SANTACRUZ, Reconstituição digital 3D do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra em 1834, projeto FCT 30704 sedeado no CES, decorreu entre julho de 2018 e junho de 2022.

O vídeo final do projeto, cuja apresentação pública ocorre a 12 e 13 de julho no emblemático Café Santa Cruz, procura resumir os principais resultados alcançados a nível da investigação histórica e documental, da elaboração do modelo 3D digital do mosteiro, da reconstituição hipotética da “Última Ceia” de Hodart e do desenvolvimento de projetos de arquitetura de valorização do Mosteiro de Santa Cruz e da área envolvente.

O Projeto Santa Cruz teve como Investigador Principal Rui Lobo e Investigador Coprincipal Mauro Costa Couceiro. O vídeo final foi realizado por Francisco Henriques, com edição, animação e efeitos visuais de Blackshell/João Pedro e locução em língua inglesa de Amanda Booth.

Programa

Sexta-feira, 12 de julho de 2024, 19h00: apresentação do vídeo final por Rui Lobo, coordenador do projeto, e por Francisco Henriques, realizador.

Sábado, 13 de julho de 2024, 12h00: apresentação do vídeo final por Rui Lobo, coordenador do projeto, e por Francisco Henriques, realizador.

Notas biográficas

Rui Lobo
É Professor Associado no Departamento de Arquitetura da FCTUC e investigador do CES-UC. Foi Investigador Principal do Projeto Santa Cruz entre 2018-2022. Tem produzido investigação no campo da Teoria e História da Arquitetura em particular em história da arquitetura e do urbanismo universitários e em história da arquitetura portuguesa (séculos XVI a XVIII).

Francisco HenriquesÉ Doutorado em Ciências da Arte e do Património, Mestre em Teorias da Arte e Licenciado em Design Gráfico. Possui várias especializações em manipulação e composição de imagem, modelação e animação 2D e 3D. É investigador Integrado do CIEBA (grupo de Investigação «Francisco de Holanda») na FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa).

O projeto 'SANTACRUZ - Reconstituição digital em 3D do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra em 1834' foi financiado por FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto 030704 (Referência: POCI-01-0145-FEDER-030704 – PTDC/ART-DAQ/30704/2017)