Exposição

Projetos para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra + Recriação 3D in situ da «Última Ceia» de Hodart

29 de janeiro a 16 de abril de 2022

Sala da Cidade dos Paços do Concelho de Coimbra

Abertura da Exposição, sábado, 29 de janeiro de 2022, 15h30

Resumo

O Projeto SANTACRUZ parte do estado de desagregação em que hoje se encontram as antigas dependências monásticas, resultado do longo processo de ocupação e desmantelamento ocorrido após a expropriação de 1834. O Projeto SANTACRUZ associa três vertentes fundamentais: o estudo histórico e documental, as novas tecnologias (por meio da elaboração de um modelo 3D de reconstituição do mosteiro em 1834 e respetivas apps) e o projeto urbano e de arquitetura.

A exposição Projetos para o Mosteiro, realizada no antigo refeitório monástico, centra-se nesta última dimensão e apresenta projetos de alunos finalistas do Departamento de Arquitetura da UC, coordenados por João Mendes Ribeiro, para a instalação de um núcleo museológico e interpretativo no Mosteiro de Santa Cruz e área envolvente. Desta forma, partindo do extraordinário legado simbólico, cultural e artístico do Mosteiro de Santa Cruz, e do conceito de “Paisagem Urbana Histórica”, recentemente definido pela UNESCO, propomos um novo projeto mobilizador para a Coimbra do Século XXI.

A exposição inclui também a apresentação da recriação da “Última Ceia” de Hodart, conjunto escultórico do Museu Nacional de Machado de Castro, projetada em VideoMapping 3D no seu local original.

Curadoria: Rui Lobo, João Mendes Ribeiro, Mauro Costa Couceiro, Susana Lobo | Co-Produção: Projeto SANTACRUZ (CES-UC) + Câmara Municipal de Coimbra

Notas biográficas

Rui Lobo é Professor no Departamento de Arquitetura e Investigador no Centro de Estudo Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. É autor de vários livros e artigos no campo da teoria e história da arquitetura dos séculos XVI a XVIII, publicados em Portugal e no estrangeiro, englobando a arquitetura portuguesa, a arquitetura universitária e a arquitetura dos Jesuítas. É, desde 2018, o Investigador Principal do Projeto Santa Cruz, projeto FCT 30704.

João Mendes Ribeiro é Professor Associado do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra onde leciona disciplinas de Projeto. A sua atividade como projetista tem sido distinguida com vários prémios internacionais como Prémio FAD 2004 e 2016; Gold Medal for Best Stage Design, Quadrienal de Praga, 2007; Prémio Enor 2009; Prémio BIAU 2012 e 2016; RIBA Award for International Excellence 2016, Prémio BigMat 2017. Em Portugal recebeu recentemente o Prémio Diogo de Castilho (em 2017 e 2021), Prémio PNAM 2021, e Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021, este último com a obra de reabilitação das Termas Romanas de S. Pedro do Sul.

Mauro Costa Couceiro é Investigador-Colaborador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e tem lecionado e desenvolvido investigação em torno de analogias entre a Biologia, a Arquitetura e o Design, em particular na interação de processos analógicos e digitais e suas aplicações tecnológicas. Doutorado pela Universitat Internacional de Catalunya é, desde 2018, Co-Investigador Principal do Projeto Santa Cruz.

Susana Lobo é Professora no Departamento de Arquitetura e Investigadora-Colaboradora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e Investigadora do Centre for Innovation in Territory, Urbanism and Architecture (CITUA), do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido a sua investigação sobre o estudo da Arquitetura e Urbanismo Portugueses do Século XX e sobre o estudo da Arquitetura e Urbanismo do Turismo.