Seminário

Paradoxos de uma educação urbana: relações entre cidadania e construção do espaço público na cidade de Belo Horizonte

Ana Paola da Silva Alves (Universidade Federal de Minas Gerais)

30 de junho de 2021, 14h30 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Comentador: José António Bandeirinha (DARQ/CES)  | Moderador: Tiago Castela (CES)

Apresentação

A influência de uma mentalidade neoliberal na conformação das cidades contemporâneas tem contribuído para o surgimento de espaços segregados, domesticados, e despolitizados. Ao mesmo tempo, também tem gerado resistências a esse modelo hegemônico, a partir de contra usos que abrem possibilidades para uma cidade transformada. Tendo como base o conceito de educação desenvolvido pelo educador Paulo Freire e a utilização desse conceito para uma possível leitura do território urbano, no que tange à potencialidade da cidade de ser um agente educador – propulsor da ampliação da cidadania e da implementação de uma práxis humana e solidária –, serão examinados os modos como os espaços públicos têm se materializado na cidade de Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais. As análises de duas realidades urbanas específicas – a práxis do Bloco de Carnaval de Rua e de Favela “Seu Vizinho”, e o Parque Jornalista Eduardo Couri – são fruto de experiência etnográfica, participação direta, pesquisa documental e bibliográfica.

Esta é uma apresentação de Ana Paola da Silva Alves, doutoranda em Arquitectura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais e doutoranda visitante no CES-UC, partilhando os resultados do estágio doutoral na Universidade de Coimbra.

Nota biográfica da oradora

Ana Paola da Silva Alves possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo, e Bacharelado e Mestrado em Filosofia. É doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (UFMG), pesquisadora do Observatório dos Conflitos Urbanos de Belo Horizonte (UFMG), e Arquiteta da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). Atualmente, realiza Estágio Doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) até ao final de julho de 2021.

_____________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
Senha: 156881

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.