Ciclo de Conversas
Diálogos e Perspetivas sobre o Urbano: Diferentes Olhares
Março 2016 - Julho 2017
CES-Coimbra
Enquadramento
Criação de 3 Ciclos de Conversas (de março de 2016 a outubro de 2017), divididos em 3 sessões cada, em que se propõe a criação de pontes de articulação entre áreas de investigação do CCarq que perspetivam o urbano, a cultura e o espaço de diferentes maneiras. Desta forma, pretendemos que campos como a Sociologia, a Arte, a Arquitetura e o Urbanismo, a Antropologia, a História e a Economia desbravem renovados olhares e desenvolvam uma perspetiva construtiva sobre uma área tão vasta quanto interdisciplinar.
Propomos que estas conversas possam ser documentadas para posterior edição de um número especial de uma revista.
Programa:
1.º CICLO
1ª Sessão
Tema: Universidade de Coimbra Património Mundial da UNESCO: qual o impacto para além da Universidade?
Oradores: Carlos Fortuna, Walter Rossa e Adelino Gonçalves (moderação)
22 de março de 2016, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Esta sessão propõe debater a recente classificação da Universidade de Coimbra Alta e Sofia, como Património Mundial da Humanidade, em 2013. Sem prejuízo de outros tópicos serem lançados a debate, esperamos ver discutidos que desafios e que riscos acompanham esse processo e qual o seu potencial de impacto na universidade e para além dela. Nomeadamente em questões como reabilitação urbana ou valorização da imagem da cidade. Contamos com comunicações e moderação de investigadores do CES, especialistas das áreas da Arquitetura, do Urbanismo e da Sociologia.
2ª Sessão
Tema: Antropologia, Arquitetura e Arte: a Memória como instrumento de investigação
Oradores: Luis Quintais, Paulo Providência e Pedro Pousada (moderação)
31 de maio de 2016, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Nesta sessão discute-se a memória como instrumento de investigação. Como objeto de pesquisa em si, mas também enquanto recurso narrativo utilizado para a fundamentação de análises históricas, ou como possível argumento de validação de práticas, nomeadamente arquitetónicas e artísticas.
3ª Sessão
Tema: A História e a Sociologia na Gestão do Património
Oradores/a: Luísa Trindade, Paulo Peixoto e Vitor Murtinho (moderação)
19 de julho de 2016, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Nesta sessão pretende-se refletir sobre a partilha essencial entre o conhecimento científico e a aplicação prática, no campo concreto da gestão do património. Designadamente como as metodologias de investigação e produção de conhecimento científico, da área da História e da Sociologia, podem tornar-se operativas enquanto veículos de validação e valorização do património. Contamos com a comunicações e moderação de investigadores do CES, especialistas nas áreas da História da Arte, Sociologia e Arquitetura.
2º CICLO
4ª Sessão
Tema: Arte e Mercado: o Artista no Espaço Público
Oradores: Paula Abreu, António Olaio e André de Brito Correia (moderação)
25 de outubro de 2016, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Nesta sessão pretende-se refletir sobre a atividade artística e a sua recorrente relação com o contexto económico, num tempo em que os ditames do liberalismo económico instrumentalizam as vivências materiais e imateriais dos indivíduos. Esta reflexão é feita tendo como ponto de partida as diversas possibilidades de conexão entre o trabalho de intervenção do artista e a forma como se relaciona com o espaço público.
5ª Sessão
Tema: Políticas Educativas e Espaços da Educação
Oradores: Gonçalo Canto Moniz, Rui Gomes e João Paulo Cardielos (moderação)
29 de novembro de 2016, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Esta sessão propõe debater as relações entre a teoria e a história da educação, e a arquitetura dos espaços da educação. Entre outros temas será abordado o caso da Parque Escolar que pela atualidade e dimensão nacional o tornam num estudo de caso muito relevante.Contamos com comunicações e moderação de investigadores do CES, especialistas da área da arquitetura, do urbanismo e da sociologia.
3º CICLO
6ª Sessão
Tema: Os Grandes Eventos Culturais e a Revitalização Urbana
Oradores: Claudino Ferreira, Nuno Grande e Tiago Castela (moderação)
7 de fevereiro de 2017, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Com esta sessão pretende-se trazer a debate o tema da revitalização urbana e, de entre as muitas abordagens possíveis, refletir sobre o potencial dos grandes eventos culturais como estratégia para a promoção da reabilitação da cidade ou partes de cidade. Sem prejuízo de outras perguntas serem lançadas, sugerimos desde já como questões: Em que medida esses eventos podem influenciar as áreas urbanas que os albergam mas também “contaminar” espaços urbanos contíguos? Pode a programação cultural, do ponto de vista da sociologia, e do ponto de vista da arquitetura e urbanismo, ser um veículo de integração de zonas urbanas segregadas? Em que medida programas como as exposições internacionais, ou as capitais europeias e nacionais da cultura, promoveram ou podem promover estratégias duradouras para a gestão urbana?
Esta conversa conta com a participação e moderação de investigadores do CES, especialistas da área da sociologia, da arquitetura e história urbana.