Seminário

Narrativas Urbanas: Estratégias, discursos e representações no processo de requalificação na cidade de Almada

Roselane Bezerra (CES)

11 de abril de 2012, 17h00

sala 2, CES-Coimbra

Resumo

A divulgação de projetos de requalificação na cidade de Almada está fundamentada em discursos que associam as intervenções urbanas a uma valorização da estética da arquitetura. Porém, este modelo de planeamento que prevê uma regeneração económica, social e imagética da cidade a partir de espaços reinventados está a influenciar o surgimento de discursos e de práticas sociais que vão de encontro, ou mesmo contestam, as narrativas oficiais. Esse contexto de “disputa simbólica” que envolve diferentes estratégias, discursos e representações sobre o processo de requalificação foi o cenário para uma investigação sobre narrativas urbanas.

O presente seminário tem como finalidade compartilhar essas reflexões e os desafios no âmbito do percurso de investigação do projeto de pós-doutoramento em curso no CES. O objetivo principal tem sido realizar uma análise de como as representações dos agentes envolvidos nos projetos de transformação urbana – nomeadamente decisores políticos, arquitectos e urbanistas – são compreendidas pelos “praticantes” da cidade.

Nota biográfica

Roselane Gomes Bezerra é Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutoranda em Sociologia no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com bolsa da FCT. É autora, de entre outras publicações, do livro O bairro Praia de Iracema entre o adeus e a boémia: usos e abusos num espaço urbano (LEO/UFC, 2009).

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq)