ECOSOL - Economia Solidária

Seminário | ECOSOL-CES

O Papel do Cooperativismo na Promoção de Sistemas Alimentares Sustentáveis na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

17 de outubro de 2022, 14h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Este seminário tem o objetivo de evidenciar a importância do setor cooperativo e das cooperativas agrícolas, especialmente aquelas vinculadas a agricultura familiar, para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Uma proporção significativas da população dos países de língua portuguesa vive no meio rural e depende da produção e comercialização de alimentos para sua reprodução social. Para inúmeras famílias, a associação a uma cooperativa ou outro tipo de organização de produtores(as) tem sido fonte de resiliência, ampliando oportunidades de geração de trabalho e de rendimento e interferindo em dinâmicas que induzem vulnerabilidades. Entretanto, essas organizações são ainda marginalizadas na agenda pública e académica e enfrentam inúmeras limitações para operarem.

Além de apresentar resultados de uma pesquisa em curso no âmbito do grupo Ecosol sobre o tema, o seminário contará com a participação de representantes de organizações cooperativas e de representação do setor cooperativo na CPLP, compartilhando experiências e reflexões a partir da realidade empírica e contribuindo para ampliar o esforços de consolidação dessa agenda de pesquisa.

Programa

Abertura: “A importância do cooperativismo para a CPLP” por Antônio Graça - Presidente da Cooperativa Antônio Sérgio de Economia Social

Painel “Características e contribuição das cooperativas da agricultura familiar para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis” com a participação de Dayany Ferreira, Diretora da COOPFAM/Brasil; António Dias, Presidente da CECAB/São Tomé e Príncipe; Alair Freitas, Prof. da Universidade Federal de Viçosa/Brasil e investigador visitante do ECOSOL/CES.

Comentários de Luciane Lucas dos Santos - Coordenadora do Ecosol/CES.

Notas biográficas

Eduardo Graça - Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCEF/Lisboa. Entre 1996 e 2003 foi presidente da direção do INATEL. Desde de 2009 foi Presidente do INSCOOP e desde 2010 é Presidente da Direção Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).

Dayany Ferreira - Produtora de café sustentável no Brasil. Integrante do conselho de administração e responsável por acompanhar o departamento técnico e socioambiental da Cooperativa dos Agricultores familiares de Poço Fundo e região – Coopfam

Antônio Dias -  Foi Ministro da Agricultura de São Tomé e Príncipe, sócio-fundador e atual presidente da Cooperativa de Exportação de Cacau Biológico de São Tomé e Príncipe - CECAB

Alair Freitas - Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil. É professor adjunto do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa e membro permanente dos programas de Pós-graduação em Extensão Rural e em Administração Pública nesta instituição. Atualmente é pesquisador visitante em estágio pós-doutoral no CES/UC

Luciane Lucas dos Santos - Doutora em Comunicação e Cultura (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil) e Investigadora associada no CES da Universidade de Coimbra. São seus temas de interesse: Economia(s) Feminista(s), Estética(s) Feminista(s), estudos pós-coloniais da Economia, Economias Comunitárias/Outras Economias, desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional, questões identitárias na Europa.

Atividade no âmbito do ECOSOL-CES

__________________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis. https://us02web.zoom.us/j/83146174430 | ID: 831 4617 4430 | Senha: 297785

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.