ECOSOL - Economia Solidária

Seminário | ECOSOL-CES

Desfrutamo-nos ou esgotamo-nos na experiência comunitária? A reprodução de valores em modelos agroalimentares solidários em Portugal

Filipe Olival

Guilherme Raj

24 de novembro de 2022, 15h00 (GMT)

Evento em formato digital

Comentários: Pedro Hespanha e Luciane Lucas dos Santos (CES)

Apresentação

Neste seminário, apresentamos algumas reflexões sobre a (re)produção de valores (valor de uso, valor de troca e valores éticos) em comunidades de base que visam construir alternativas ao modelo agroalimentar capitalista em Portugal. Debruçamo-nos sobre as nossas vivências com a Rizoma Cooperativa Integral, em Lisboa, e com três Associações pela Manutenção da Agricultura de Proximidade em Palmela, Alvalade e Montemor-o-Novo para este propósito. Discutimos, em particular, como tal (re)produção de valores e as tensões que emergem entre valores divergentes se manifestam nos processos de tomada de decisão e de auto-organização do trabalho nessas iniciativas, e quais os efeitos gerados na experiência dos seus participantes. As vivências trazidas ao debate ilustram fatores quotidianos e estruturais que (des)encorajam o envolvimento em experiências de economia social e solidária em Portugal contemporâneo.

Nota biográfica

Guilherme Raj é brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, e está no 3.º ano de doutoramento na Universidade de Utrecht, Holanda. A sua pesquisa é focada nas relações de poder dentro de comunidades de base do setor agroalimentar, e como tais relações influenciam processos de transformação social que surgem dessas dinâmicas coletivas. Em particular, transformações para (a) relações de trabalho pós-capitalistas, (b) empoderamento queer em sistemas agroalimentares locais, e (c ) maior valorização do papel de mulheres produtoras na construção de experiências coletivas. Guilherme é membro da cooperativa integral Rizoma, em Lisboa, e está envolvido com diferentes AMAPs em Portugal e Itália no âmbito da sua pesquisa.

Filipe Olival, nascido na ilha da Madeira, é doutorando pela Universidade de Coimbra e membro associado do Centro em Rede de Investigação em Antropologia. A sua pesquisa foca-se nas tensões entre produção de valor mercantil e reprodução de valores éticos em projectos de economia comunitária, questionando-se sobre as possibilidades de manter uma actividade económica baseada, não no lucro, mas em decisões democráticas que reflictam os valores da própria a comunidade. Os seus casos de estudo são as cooperativas  integrais Rizoma e Minga, e a AMAP Maravilha.

_______________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/84676297342 | ID: 846 7629 7342 | Senha: 162176

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.