ECOSOL - Economia Solidária

SEminário | ECOSOL-CES

Ciclopedaleiros: processos educativos decorrentes da estruturação de um empreendimento de economia solidária

Andreia Cordeiro Mecca

Luiz Gonçalves Junior

13 de abril de 2022, 16h00

Sala 1, CES | Alta

Comentários: Pedro Hespanha (ECOSOL-CES)

Apresentação

A implantação e a consolidação do modelo econômico neoliberal tiveram como consequências a precarização acentuada do trabalho no Brasil e o aumento das desigualdades. O grande número de pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a busca pela superação desse quadro faz emergir alternativas à geração de renda. Essas alternativas promoveram práticas exploratórias como a uberização do trabalho, mas também contribuíram para impulsionar outras economias. O empreendimento de Economia Solidária CicloPedaleiros busca, através da realização de cicloentregas, viabilizar geração de renda para adultos que estão à margem do mercado de trabalho, sujeitos ao desemprego e à informalidade. A presente pesquisa tem como objetivo identificar e compreender os processos educativos decorrentes da prática social da cicloentrega a partir das ações do citado empreendimento. Como metodologia utilizamos pesquisa participante, sistematização das observações por meio de diários de campo e análise pautada na fenomenologia. Da análise emergiram três categorias temáticas: A) “Eu fui lá na frente falar, falei, sou dos CicloPedaleiros, empreendimento de economia solidária”; B) “É bão usar o capacete, viu, numa hora dessa salva”; e C) “Precarização é a palavra do ano”

Nota biográfica

Andreia Cordeiro Mecca é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Doutorado em andamento na Universidade Federal de São Carlos (2018-2022) com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em Portugal (CES-UC/ 2021-2022). Durante os anos de 2012, 2013 e 2018 ministrou aulas na rede pública de ensino e junto a projetos sociais. De 2014 a 2017, trabalhou como coordenadora e pesquisadora junto ao Núcleo Multidiciplicar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidaria (NuMI- Ecosol), onde auxiliou a constituição, desenvolvimento e consolidação de empreendimentos econômicos e solidários na cidade de São Carlos. De 2018 a 2019 atuou como coordenadora do projeto de extensão "Pedal Solidário" (parceria entre o Numi-Ecosol e o Projeto Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar). Atualmente é pesquisadora/colaboradora da Sociedade Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana e do Núcleo de Estudos de Fenomenologia Em Educação Física, NEFEF. Tem experiência profissional em Economia Solidária, Educação Popular, Ciência Política e Sociologia.

Luiz Gonçalves Junior é licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-RC), 1989; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 1993; Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, 1998; Pós-Doutor em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal (ICS/UL), 2003. Professor Titular do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEFMH-PPGE/UFSCar); Editor Associado da Revista Motricidades (ISSN 2594-6463). Sócio-Fundador, Pesquisador e atual Diretor Científico da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH); Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL); Coordenador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF); Coordenador da Cátedra Joel Martins. Foi Coordenador e Vice-Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Educação Física e de Bacharelado em Educação Física; Foi Chefe e Vice-Chefe do DEFMH; Atuou como Investigador Convidado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (CES/UC), 1-2016; da Facultad de Educación Física y Deportes da Universidad de Quindío, Arménia, Colômbia (FEFD/UniQuindío), 2-2016; da Faculdade de Motricidade Humana do Instituto Piaget, Almada, Portugal, (FMH/IP), 2-2002 e 1-2003. Desenvolve pesquisa nas linhas Práticas Sociais e Processos Educativos e Estudos Socioculturais do Lazer, em interface com Educação Ambiental, Economia Solidária, Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Musical, possuindo artigos apresentados e publicados em periódicos e/ou em eventos científicos no Brasil, Argentina, Azerbaijão, Áustria, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Moçambique, Paraguai, Portugal e Venezuela. Coordena as extensões comunitárias Projeto de Educação Ambiental e Lazer (PEDAL), em parceria com a Associação São-carlense de Ciclismo (ASC) e, Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer.

Atividade no âmbito do ECOSOL-CES