ECOSOL - Economia Solidária

Seminário #2 | A autogestão em debate(s)

Recuperar para autogerir: o mapeamento das empresas recuperadas por trabalhadores

24 de maio de 2021, 14h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

Uma das formas mais conhecidas de experimento da autogestão se dá a partir da conversão de empresas falimentares em coletivos geridos por trabalhadores. Esses casos serão abordados nesta mesa a partir de pesquisadores que atuaram em mapeamentos dessas iniciativas em países da América do Sul e da Europa. Além de apresentarmos um panorama geral dessas iniciativas no mundo, iremos debater questões conceituais e metodológicas que orientaram essas pesquisas.

Oradores/as:
Andrés Ruggeri  (Universidad de Buenos Aires/Universidad Nacional Arturo Jauretche, Argentina) «O caso argentino»
Anabel Rieiro  (Universidade da República, Uruguai)  «O caso uruguaio»
Vanessa Sígolo (Universidade de São Paulo, Brasil) «O caso brasileiro»
Marcelo Vieta (University of Toronto, Canadá) «Os casos italiano e canadense»
• Dario Azzellini (Cornell University, Estados Unidos) «O caso europeu»

Moderação:
Flávio Chedid (UFRJ/CES)

Evento organizado com o apoio do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (Ecosol/CES), Grupo de Pesquisa em Empresas Recuperadas por Trabalhadores (GPERT, Brasil) e Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ)

___________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
ID da reunião: 832 9038 6995 | Senha de acesso: 553126

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.