ECOSOL - Economia Solidária

Seminário | ECOSOL-CES

A universidade popular em utopias possíveis: a experiência da incubadora social na UFSM/RS

Ascísio dos Reis Pereira (Universidade Federal de Santa Maria RS)

11 de fevereiro de 2020, 17h00

Sala 1, CES | Alta

Comentários: Teresa Cunha (CES)

Resumo

A gestão da extensão foi pensada a partir da Educação Popular, fundamentada em Paulo Freire, tendo como referência 'A pedagogia do Oprimido', 'Extensão ou Comunicação' e outras referências. Também considerou-se para tanto, as ecologias do saber de Boaventura de Sousa Santos e a ideia da pesquisa começando pela extensão, de Renato Dagnino. Destes pressupostos, e tendo como ponto de partida a demanda de grupos historicamente excluídos nas universidades, formulou-se e passou a ser realizado o projeto da Incubadora Social da UFSM. Este seminário descreve, analisa e discute estes pressupostos, de modo a evidenciar um outro olhar sobre a universidade pública e suas práticas de extensão no Brasil.

Nota biográfica

Ascísio dos Reis Pereira é Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria RS, Doutor em Educação Pela Unicamp, Graduado e Mestre em Filosofia pela PUC-CAMPINAS e Realizando um estágio de pós doutorado pelo CES- Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Atua junto ao ensino de graduação e pós-graduação na UFSM e também participa e coordena projetos de extensão Universitária em Santa Maria e Região.

Atividade no âmbito do ECOSOL-CES