Livro

#Me Too - Um Segredo Muito Público

Sílvia Roque, Rita Santos, Maria João Faustino e Júlia Garraio

O assédio sexual acontece diariamente nas escolas, nas universidades, na rua, perto ou longe de casa, nos transportes e no trabalho, podendo ser extremamente perturbador na vida quotidiana das mulheres, para além de minar e ameaçar a igualdade entre mulheres e homens.

Editado pela Avenida da Liberdade Editores (junho 2024), as autoras, apresentam um livro fundamental para compreender este fenómeno e refletir sobre o mesmo.

Numa linguagem clara e objetiva, esclarecem quem o lê sobre a origem do movimento #MeToo, a sua evolução em Portugal, mas também sobre o que diz a lei portuguesa e o que deveria mudar na mesma, relatam-nos casos mediáticos e anónimos, mostrando-nos que a exposição de ambos é extremamente importante, desfazem mitos sobre o assédio sexual e respondem às perguntas mais frequentes que tantas vezes uma mulher vítima de assédio e a própria sociedade em geral se colocam:
Quais os principais comportamentos que podem ser considerados assédio sexual?
Quanto tempo tenho para denunciar?
A quem devo fazer a denúncia?
O que devo fazer se assistir a uma situação de assédio?

Falar sobre o assédio sexual, reconhecer a sua dimensão e identificar experiências comuns é necessário para combatê-lo, pois não basta punir os agressores, é essencial educar e prevenir para que o assédio deixe de existir, pois nenhuma mulher merece viver com medo.