Prémio Anne Bolin & Gil Herdt
Mara Pieri distinguida com menção honrosa
outubro 2024
Mara Pieri, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), foi galardoada com uma Menção Honrosa do Anne Bolin & Gil Herdt Book Prize pelo seu livro “LGBTQ+ People with Chronic Illness. Chroniqueers in Southern Europe” (Palgrave, 2023).
O Prémio Anne Bolin & Gil Herdt Book Prize distingue livros de relevância internacional na área da sexualidade e é atribuído pelo HSAIG (Human Sexuality & Anthropology Interest Group), com o apoio da Associação Americana de Antropologia. O Prémio e a Menção Honrosa serão entregues durante o próximo evento do HSAIG.
Publicado em 2023, o livro explora as experiências das pessoas com doenças crónicas que se identificam como LGBTQ+. A partir de entrevistas com jovens adultos em Itália e Portugal, a autora elabora uma análise interseccional do que significa viver com doenças invisíveis e, ao mesmo tempo, incorporar vivências LGBTQ+. No recorte do tempo, do cuidado e das (in)visibilidades, as histórias analisadas configuram uma subjetividade de relevância política, que a autora denomina “Chroniqueers”. O livro resulta da tese de doutoramento em Direitos Humanos desenvolvida no CES-UC, que foi distinguida com o Prémio Controtempo (2021) e a Menção Honrosa no Prémio Internacional em Estudos Culturais "Virgínia Quaresma" (2022).
Sobre a galardoada
Mara Pieri é investigadora associada no CES-UC. É Mestre em Sociologia pela Universidade de Trento (Itália) e doutorada em "Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas" pelo CES-UC.
Atualmente, desenvolve investigação sobre o acesso aos serviços de saúde da população LGBTQ+ em Portugal, no projeto "DIVERS - Diversidade e Inclusão no Acesso à Saúde", no âmbito do CEEC-FCT (2022-2028). Integra a equipa do projeto "REMEMBER - Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas no Portugal Democrático (1974-2020)". Neste âmbito, coordenou cientificamente o Guia “Envelhecer como LGBTQ+ em Portugal. Guia para Profissionais de Saúde e Cuidadores/as” em 2024.
É membro da Linha Temática "Democracia, Justiça e Direitos Humanos" e, desde 2024, faz parte do Conselho Editorial da Revista Crítica de Ciências Sociais. Atualmente, é Vice-Presidente da Comissão de Ética do Centro de Estudos Sociais e cocoordenadora do GPS – Grupo de Pesquisa em Sexualidades. Também é docente no GEDM – Master in Gender Equality and Diversity Management e formadora em unidades curriculares de Mestrados e Doutoramento. Tem publicado sobre temas LGBTQ+, sociologia da saúde e estudos crip, com um enfoque em doenças crónicas, (in)visibilidade e desigualdades de saúde. Em 2023, publicou o livro “LGBTQ+ People with Chronic Illness. Chroniqueers in Southern Europe” (Palgrave, 2023). Os seus recentes interesses de pesquisa incluem: medicalização; doença crónica e deficiência invisível; visibilidade; acessibilidade; sexualidades na Europa do Sul; e saúde LGBTQ+.