Notícia
Guia do CES-UC Promove a Integração de Género no Ensino Superior
O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra acaba de divulgar alguns dos resultados de investigação do projeto ENGENDER – Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino superior em Portugal –, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT. A investigação, que se encontra na sua fase final, teve como objetivo determinar o lugar ocupado pelo ensino da perspetiva de género nos diferentes campos disciplinares do ensino superior em Portugal.
O estudo desenvolvido pelo projeto mapeou as questões de género nos currículos e práticas pedagógicas, oferecendo a primeira análise completa dos estudos de género e da integração da dimensão de género nos conteúdos lecionados.
Este mapeamento, feito com base na análise documental dos planos de estudo dos cursos e dos programas das unidades curriculares disponíveis nos websites institucionais, revelou uma incorporação incipiente, acessória e precária dos estudos de género no ensino superior no nosso país.
De um modo geral, verificou-se que o género raramente faz parte dos currículos das instituições de ensino superior em Portugal. Apenas um terço das instituições e 5% dos cursos incluem Estudos de Género. Além disso, 76% das disciplinas de Estudos de Género são opcionais, e nas licenciaturas, essa proporção sobe para 96%. Isso mostra que a integração dos Estudos de Género ainda é incipiente e vista como complementar e marginal.
O diagnóstico apurado reforçou claramente a urgência de produzir recursos que possam ajudar a modificar esta situação e apoiar a expansão e aprofundamento da dimensão de género nos currículos e no regime de ensino/aprendizagem. Respondendo a essa necessidade, foi elaborado o Guia para a Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior.
Destinado a docentes de todas as áreas científicas (e não especificamente a docentes do campo de Estudos de Género) este Guia fornece orientações úteis de resposta às exigências de um ensino sensível ao género, apresentando possíveis formas de integrar a dimensão de género no ensino superior, seja nos conteúdos curriculares, seja nas práticas pedagógicas e no comportamento em sala de aula.
A partir das análises realizadas foi possível produzir um conjunto de outros recursos úteis que, tal como o Guia para a integração da perspetiva de género, podem ser acedidos na secção “Recursos” do website do projeto:
- Linha de tempo de cursos de Estudos sobre Mulheres/de Género/Feministas
- Banco de programas de unidades curriculares com perspetiva de género
- Levantamento de teses de Mestrado e Doutoramento com perspetiva de género
Equipa:
Virgínia Ferreira (Coordenadora) - Investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Mónica Lopes – Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Cristina C. Vieira – Investigadora do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária da Universidade do Algarve e Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Caynnã de Camargo Santos – Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.