Investigação

Projeto de investigação HOU$ING promove discussão aberta sobre habitação

O direito a uma habitação condigna está consagrado na Constituição da República Portuguesa, no seu Artigo 65º. No entanto, nos últimos anos, este direito tem vindo a ser colocado em causa. Nas principais cidades portuguesas, Lisboa e Porto, a habitação tem sido crescentemente concebida como investimento financeiro. Isto é, a habitação tornou-se cada vez mais um meio para a obtenção de rendimentos elevados, através do arrendamento de curta de duração a turistas ou da venda a residentes estrangeiros com elevado poder de compra.

O projeto de investigação HOU$ING – Financeirização da habitação no Portugal do século XXI: Representações sociais, práticas e implicações políticas, sediado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), pretende estudar a relação entre a ascensão dos mercados, atores e motivações financeiras – por outras palavras, a financeirização – e o acesso à habitação, focando-se na análise das representações sociais e das práticas associadas à habitação.

Ouvir as populações e envolvê-las na investigação é um dos objetivos deste projeto coordenado por Raquel Ribeiro (CES) e Joaquim Pires Valentim (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC), cuja equipa iniciou o trabalho em janeiro deste ano, tendo já estado no Porto e em Lisboa a conversar com pessoas em diferentes situações habitacionais, procurando perceber as suas perspetivas e visões, e como têm sentido o impacto das políticas de habitação existentes.

Este trabalho de campo permitiu um primeiro levantamento dos principais problemas identificados pelas pessoas nas duas cidades, e respetivas áreas metropolitanas, e de sugestões para uma eventual resolução desses problemas. Os dados recolhidos vão ser agora analisados, para ajudar a planificar as próximas etapas da investigação. Um resumo será também apresentado num Seminário intercalar do projeto HOU$ING, previsto para setembro.

Para alargar esta discussão sobre habitação, o HOU$ING mantém aberto um convite às pessoas para que possam partilhar a sua história. “Conte-nos a sua história!” é o convite deixado na página de internet do projeto, onde é possível encontrar mais notícias relacionados com o trabalho desenvolvido e com os temas da investigação: https://www.ces.uc.pt/pt/investigacao/projetos-de-investigacao/housing/inicio.

Interessados no tema, ou na participação em atividades futuras do HOU$ING, podem contactar o projeto através do email housing@ces.uc.pt .