Ciência para o Clima

Noite Europeia dos Investigadores | 2021

24 de setembro de 2021, 16h00-23h00

Rota de Ciência na Alta e Baixa de Coimbra

A edição 2021 da Noite Europeia dos Investigadores apresenta um vasto programa em formato presencial e online, subordinado ao tema Ciência para o Clima.

A Universidade de Coimbra (UC) associa-se a mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), com um conjunto de iniciativas que promete levar a divulgação científica da Alta à Baixa da cidade de Coimbra. O evento principal, Rota de Ciência, acontece dia 24 de setembro, entre as 16h00 e as 23h00.

Esta edição da Noite Europeia dos Investigadores (promovida por um consórcio nacional integrado pela UC e pelas suas congéneres de Évora, Lisboa e Minho) apresenta um vasto programa em formato presencial e online, subordinado ao tema Ciência para o Clima – para mostrar como a ciência pode contribuir para o conhecimento sobre as causas e efeitos das alterações climáticas e para o alcançar da neutralidade carbónica. Em Coimbra, sob coordenação do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, estão previstas 48 atividades presenciais e 9 online, envolvendo mais de 250 investigadores e 40 estudantes de doutoramento/voluntários e 26 unidades de Investigação & Desenvolvimento.

O programa presencial, no dia 24, a Rota de Ciência, inclui 45 pontos espalhados pela Alta e Baixa de Coimbra, onde investigadores e colaboradores de Centros e Museu de Ciência da UC vão dinamizar atividades entre as 16h00 e as 23h00. Nele, é possível encontrar atividades a desenvolver por dois projetos de investigação do CES: ‘CoastAdapt XXI: Energizar a ação climática para a promoção de processos participativos da gestão costeira’ , ‘25AprilPT: Laboratório interativo da transição democrática portuguesa’ e 'SUPERA: Promoção de Igualdade na Investigação e Academia'/GendER@UC EEA Grants (iiiUC).
[Mais informação sobre as atividades desenvolvidas pelos projeto do CES > AQUI]

Esta Rota de Ciência é promovida em estreita colaboração com a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra: cada um dos pontos da rota tem como parceiro um comerciante/lojista da Alta e Baixa de Coimbra, para aproximar ainda mais a Universidade e do público em geral. Para identificar todos os locais, atividades, investigadores envolvidos e parceiros associados, vai estar disponível uma web app (acessível a partir de noiteeuropeiadosinvestigadores.uc.pt), que reúne toda a informação.

Paralelamente, o programa online nacional da NEI (disponível a partir de disponíveis em noitedosinvestigadores.org) inclui dezenas de atividades – nove delas envolvendo investigadores da UC.

Toda a informação sobre as iniciativas dinamizadas pela UC está disponível em noiteeuropeiadosinvestigadores.uc.pt e www.uc.pt/iii/nei.