Notícia

Boaventura de Sousa Santos nomeado para o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida

De acordo com Comunicado do Conselho de Ministros, o Governo de Portugal nomeou Boaventura de Sousa Santos, Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, como uma das cinco personalidades do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, órgão consultivo independente que funciona junto da Assembleia da República.

Além de Boaventura de Sousa Santos foram também nomeadas as seguintes personalidades, com reconhecido mérito científico nas áreas da medicina, das ciências da vida, do direito e da sociologia: Rosalvo Almeida, Paula Freitas, Inês Godinho e Inês Fronteira.

Criado em 1990, e a funcionar junto da Assembleia da República desde 2009, o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) é um órgão consultivo independente que tem por missão analisar os problemas éticos suscitados pelos progressos científicos nos domínios da biologia, da medicina ou da saúde em geral e das ciências da vida.

O CNECV pretende assim refletir com vista à elaboração de Pareceres e documentos de estudo, assegurando a participação do Conselho em grupos de trabalho, seminários, conferências e reuniões de âmbito nacional e internacional. O CNECV procura igualmente, na esteira de anos anteriores, a sensibilização e o diálogo com a Sociedade Civil, apresentando publicamente as matérias submetidas à sua análise