Notícia

Oficina de Ecologia e Sociedade agraciada com menção honrosa no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente

A Oficina de Ecologia e Sociedade (ECOSOC) do Centro de Estudos Sociais da UC foi distinguida com uma menção honrosa no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente, pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA). Foram igualmente galaradoadas as coordenadoras deste grupo de trabalho, Lúcia Fernandes e Stefania Barca.

A menção honrosa valorizou o trabalho desenvolvido pelo grupo em Portugal no aprofundamento da análise das conexões entre o social e o ecológico e na abertura de espaços para construções coletivas face à crise ecológica, que é encarada como indissociável  de questões sociais (desigualdades, vulnerabilidades, género, racismo, colonialismo, dentre outras). Foram destacadas três iniciativas cocoordenadas pela ECOSOC, CES entre 2015 e 2018: EJAtlas PortugalPortugal: Ambiente em Movimento; Diferentes formas de dizer não! Expressões de conflitos ambientais de mineração e petróleo em Portugal e na América do Sul.

Decorreu no dia 19 de novembro de 2020 uma cerimónia virtual de entrega do Prémio Nacional de Ambiente e respetivas menções honrosas. O Prémio Nacional de Ambiente foi atribuído pela CPADA a Robert Manners Moura. Foram atribuídas ainda quatro menções honrosas: Hélia e Elizabete Marchante, Luís Henrique Pereira, Oficina de Ecologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Lúcia Fernandes, Stefania Barca e Ricardo Carvalhido.

A CPADA, criada em 1991, é a maior organização ambientalista portuguesa, integrando cerca de 100 Associações de Defesa do Ambiente e Organizações Não Governamentais de Ambiente (nacionais, regionais e locais), que trabalham sobre variadas temáticas (conservação da natureza, ordenamento do território, património, ambiente urbano, transportes, bem-estar animal, agricultura, educação ambiental).