Prémio

Centro de Estudos Sociais organiza 4.ª edição do Prémio Internacional de Desenvolvimento Local

Candidaturas até 15 de abril de 2017

A discussão em torno dos desafios sociais e económicos que as regiões da União Europeia atravessam, sublinha a necessidade de um olhar atento para as especificidades dos territórios. O Prémio Internacional de Desenvolvimento Local é uma ideia original do Professor Gioacchino Garofoli da Universidade de Insubria (Itália), que pretende distinguir trabalhos de investigação e iniciativas bem-sucedidas de promoção e apoio ao desenvolvimento local e territorial cuja relevância mereça reconhecimento internacional. O objetivo é encorajar académicos, especialistas, jovens investigadores, instituições públicas, atores privados e empresas a reforçarem a atenção que dedicam às políticas de desenvolvimento territorial, aos instrumentos e processos de análise e a melhorarem a capacidade de diagnóstico, comparando-os em termos internacionais.

As candidaturas ao prémio já se encontram abertas (http://cieo15.wixsite.com/localdev2017award/how-to-participate) e estão divididas em quatro secções principais. Poderão concorrer: investigadores e/ou especialistas que tenham produzido um ensaio relevante publicado nos últimos três anos; jovens investigadores que tenham concluído e discutido a tese de doutoramento nos últimos três anos; territórios que se destaquem por ações inovadoras, essenciais para a sua transformação económica e social e empresas, singulares ou associadas que conduzam o seu caminho numa lógica de responsabilidade territorial.

A edição de 2017 deste prémio é uma organização conjunta entre o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve e o Centro de Investigação sobre a Internacionalização das Economias Locais (CRIEL) da Universidade de Insubria. Conta com o apoio da CCDR - Algarve através do Programa Operacional CrescAlgarve 2020, da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, da UMPP - Unidade de Monitorização de Politicas Publicas, da Universidade de Évora, da APDR – Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, do Município de Faro, entre outras entidades nacionais e internacionais.

A cerimónia de entrega do prémio é parte integrante da Conferência Internacional de Desenvolvimento Local. Este evento realiza-se de três em três anos e teve a sua primeira edição em 2007. Este ano, a 4ª edição da conferência e da entrega do prémio, realizar-se-á na segunda quinzena de maio de 2017, na Universidade do Algarve (Faro).

Para mais informações consulte o site do evento ou contacte o investigador responsável: Hugo Pinto hpinto@ces.uc.pt