Apresentação pública do projeto de investigação Memoirs: Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias

24 novembro (Lisboa) e 26-27 novembro de 2016 (Porto)

Memoirs: Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias [novo website online] irá apresentar-se pela primeira vez ao público português no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a 24 de novembro, às 18h30m, no âmbito do ciclo Utopias e no Festival Porto/Post/Doc, a 26 e 27 de novembro. Memoirs é um projeto de investigação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra financiados pelo European Research Council (ERC) e é desenvolvido por uma equipa internacional e interdisciplinar de investigadores.

Trata-se de um projeto de investigação sobre a diversidade da Europa contemporânea, que, a partir dos casos de Portugal, França e Bélgica, analisa o impacto das memórias coloniais e dos processos de descolonização e independências africanas das ex-colónias destes países nas gerações seguintes. É, portanto, um trabalho sobre as pós-memórias daqueles que cresceram e vivem em Portugal, França e Bélgica, que já não conheceram ou que têm memórias de infância dos últimos anos do domínio colonial na República Democrática do Congo, Argélia, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, mas que, quer através das histórias das suas famílias, quer através do contexto em que cresceram, foram marcados e influenciados por esses processos históricos.

A originalidade do projeto reside na perspetiva comparada adotada e na abordagem interdisciplinar. O seu objetivo “é reinterrogar a geometria e a geopolítica das memórias coloniais europeias exigindo-nos uma Europa e uma democracia com memória”, afirma a investigadora coordenadora do Memoirs, Margarida Calafate Ribeiro

Para além da apresentação do projeto no Teatro Maria Matos decorrerá também o lançamento do livro Geometrias da Memória: Configurações Pós-Coloniais, coordenado por António Sousa Ribeiro e Margarida Calafate Ribeiro, o primeiro de uma coleção sobre as temáticas da memória da editora Afrontamento. A sessão terminará com um debate com os artistas André Amálio (encenador da peça “Portugal não é um país pequeno”) e Filipe Melo (autor da banda desenhada Vampiros), moderado por Júlia Garraio, investigadora do Memoirs.

Memoirs estará também presente nos dias 26 e 27 de novembro na terceira edição do Festival Porto/Post/Doc/. No dia 26 serão exibidos três filmes: Contre-pouvoirs, de Malek Bensmail (Argélia – França); Garden Conversations, de Bouchra Khalili, (Marrocos – França), e De Armas e Bagagens, de Ana Delgado Martins (Portugal). No dia 27 terá lugar o filme Los Rubios, de Albertina Carri (Argentina), ao qual se seguirá a apresentação do projeto, o lançamento do livro e um debate entre Jorge Andrade (autor e diretor da peça de teatro “Moçambique”) e Ana Delgado Martins, moderado por António Pinto Ribeiro.

O Porto/Post/Doc decorre de 26 de novembro a 4 de dezembro e durante estes nove dias contará com uma seleção de mais de 50 filmes acompanhados por diversos debates, masterclasses, sessões de Q&A, festas, concertos e muitos outros eventos.