5ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa

Clara Santos e Susana de Noronha vencedoras ex aequo da 5ª edição do Prémio CES

O Júri da 5ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Oficial Portuguesa foi constituído pelo Diretor Científico do CES, Boaventura de Sousa Santos, e pelos professores Graça Carapinheiro (ISCTE), Hermínio Martins (Universidade de Oxford); Isabel Allegro Magalhães (Universidade Nova de Lisboa); José Vicente Tavares dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Teresa Cruz e Silva (Universidade Eduardo Mondlane). Reunido no dia 23 de julho de 2007, nas instalações do CES, este júri deliberou atribuir o prémio ex aequo e duas menções honrosas aos trabalhos:

Clara Maria Laranjeira Sarmento e Santos
Práticas, Discursos e Representações da Cultura Popular Portuguesa

Maria Susana Pinto Figueiredo de Noronha
A Tinta, a Mariposa e a Metástase. A arte enquanto experiência, conhecimento e ação transformativa na instalação do cancro entre a pele da mama e o lugar digital


Menções Honrosas

Jacqueline Sinhoretto
Ir aonde o povo está. Etnografia de uma reforma da justiça

Maria Teresa Geraldo Carvalho
Nova Gestão Pública e reformas da saúde: O profissionalismo numa encruzilhada


Sobre o Prémio
O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra criou, em 1999, um prémio de atribuição bienal destinado a jovens investigadores/as (até 35 anos) de Países de Língua Portuguesa. O Prémio CES visa galardoar trabalhos de elevada qualidade no domínio das ciências sociais e das humanidades. Um dos objetivos principais é o de promover o reconhecimento de estudos que contribuam, pelo seu excecional mérito, para o desenvolvimento das comunidades científicas de língua portuguesa. O domínio das ciências sociais é entendido em sentido amplo.