Arquivos da Pandemia

Saber(com)vida

Introduction: why a Sociology of Pandemics?

Karen Staniland

Lily M. Hoffman

Robert Dingwall

Sociology of Health & Illness

Resumo

O texto introdutório de Dingwall, Hoffman e Staniland lança as bases de uma sociologia das pandemias, explorando as componentes sociais e institucionais de fenómenos que normalmente ficam confinados à virologia, à epidemiologia e à medicina.

Relevante é a relevância dada pelos autores ao carácter global das novas epidemias, que mobilizam atores em diferentes escalas, originando tensões e contradições nos processos de abordagem de doenças emergentes. Os autores também discutem a necessidade de se atender à relação complexa entre vigilância sanitária e recurso às grandes bases de dados e os direitos individuais, bem como ao equilíbrio complexo entre segurança nacional e políticas públicas de saúde.