Oficina

Interseções entre a política da neurodiversidade e o modelo social da deficiência

26 de maio de 2025, 14h00-16h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Textos

Ne’eman, A., & Pellicano, E. (2022). Neurodiversity as politics. Human development, 66(2), 149.

Lawson, A., & Beckett, A. E. (2020). The social and human rights models of disability: towards a complementarity thesis. The International Journal of Human Rights, 25(2), 348–379


Leitores convidados: Catarina Vitorino (Associação Centro de Vida Independente) e Eva Marques (Lia Wolf) (Associação Portuguesa Voz do Autista)

Apresentação de textos: Rita Serra Fernando Fontes

Inscrição gratuita, mas obrigatória AQUI


Notas biográficas

Catarina Vitorino é aluna de Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde, no Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É mulher com deficiência e define-se como ativista anticapacitista, feminista e interseccional. Neste momento, é membro da Direção da Associação Centro de Vida Independente e co-coordenadora da Delegação de Coimbra da mesma Associação e co-fundadora do Coletivo Feminista As DEsaFiantes. Tem estado envolvida em diversos projetos com a Rede Europeia para a Vida Independente e em constante articulação com outros movimentos sociais, a nível nacional.

Eva Marques (de pseudónimo "Lia Wolf"), 51 anos, divorciada, nasceu em Bragança e vive no Porto. Mulher, mãe, filha, cuidadora, neurodivergente, inquieta, invulgar, criadora de soluções. Com formação vasta e diversificada, desde a engenharia (UTAD) e a medicina veterinária (ICBAS-UP), exercendo como atividade principal, durante quase 30 anos, formadora (ensino de adultos), e tendo, nos últimos anos, colaborado com diversas associações (culturais e ONGPDs), e actuado como palestrante e coordenadora (e participante) em projectos (nacionais e internacionais);  activista pelos direitos humanos, em geral, e das minorias, PCDs e neurodivergentes, em particular.