Mesa-Redonda

Perspetivas Interseccionais na Dança

1 de julho de 2024, 15h00-17h00

Sala 2, CES | Alta

Intervenientes: Rafaela Francisco de Jesus (Universidade Federal de Goiás, Doutoranda Visitante no CES), Gaia Giuliani (Investigadora CES) e Josy Brasil (Artista) | Moderação: Marta Araújo (CES)

Pretende-se compartilhar o projeto “Poéticas Transatlânticas: Devires entre a performance negra e a dança inclusiva”, da doutoranda visitante no CES Rafaela Francisco. Abordam-se os conceitos centrais da pesquisa, com foco na Dança Inclusiva e Performance Negra como mecanismos de empoderamento de mulheres negras com e sem deficiência. Além disso, serão compartilhadas as experiências com as oficinas Poéticas Transatlânticas.

A atividade contará com a tradução para LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Notas biográficas

Gaia Giuliani | Investigadora Sénior no Centro de Estudos Sociais e Membro Fundador do Grupo de Investigação Interdisciplinar sobre Raça e Racismos, na Universidade de Pádua. Doutorada em História das ideias políticas (Universidade de Turim, 2005), a sua investigação tem incidido sobre raça, nação e género, trabalhando a partir dos estudos pós-coloniais, das teorias críticas de raça e das abordagens interseccionais.

Rafaela Francisco | Artista e pesquisadora, doutoranda no Programa de pós-graduação em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás, atualmente realiza estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Goiás e pesquisa temas relacionados a performance negra, dança inclusiva e feminismo negro.

Josy Brasil | Comunicóloga, modelo, atriz, apresentadora, palestrante, mestre de cerimônias. Formada em Comunicação pela Università de Bergamo (Itália). Em 2019, foi eleita Rainha do Bloco Muzenza, sendo a primeira pessoa com deficiência eleita a Rainha de um Bloco no carnaval de Salvador. Idealizadora do Projeto social Roda Comigo.